PREPARAÇÃO DOS LABORATÓRIOS:

Os alunos devem preparar com todo o cuidado os laboratórios, pois os respetivos relatórios serão entregues no fim da respetiva aula.

Espera-se que cada aluno gaste cerca de 2h a preparar cada trabalho de laboratório.

Cada aluno deve ler os guias nos ficheiros anexos, saber perfeitamente quais são os objetivos e quais as grandezas físicas que devem medir, e como medi-las. Deve ainda rever ou estudar a matéria respetiva no livro da bibliografia, e facultativamente pode estudar na internet vídeos sobre o fenómeno físico a estudar.

Cada aluno deve também reunir-se antecipadamente com o seu grupo para preparar a divisão de tarefas, sendo a lista de grupos a seguinte,
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/disciplinas/MO63645111326/2018-2019/2-semestre/grupos#a do ficheiro
que é atualizada quando as notas provisórias dos trabalhos dos laboratórios são publicadas num dos ficheiros anexos.

IMPORTANTE:
- No início da aula o professor irá fazer perguntas a cada aluno, e verificar os apontamentos que os alunos tomaram, para entender se os grupos estão bem preparados.

- No início da aula CADA UM dos 3 alunos de cada grupo deve trazer impressa a primeira folha do trabalho experimental (folha 13 no primeiro trabalho), com o OBJETIVO já preenchido, ou seja cada grupo de 3 alunos deve trazer 3 objetivos preenchidos e mostrar 3 apontamos que comprovem que cada um dos alunos realmente preparou o trabalho.

- O grupo deve obviamente trazer o guia impresso para o preencher durante o laboratório.

Estes quesitos iniciais contam para 2 pontos / 20 da nota de cada aluno.

A agenda dos trabalhos é a seguinte:

1) Roda de Maxwell (estudar a conservação da energia mecânica e a rotação do corpo rígido) na semana de 11 a 15 de Março
Nota: neste trabalho, para além do que é pedido no enunciado, deve:
- em 2.1, na tabela, medir apenas o tempo e a altura medida na régua (o cálculo da altura de queda será calculado no excel)
- para o comentário em 2.4, medir os raios R1, R2 e r da roda com o nónio e a sua massa M com a balança (afim de calcular o momento de inércia Iz da roda de acordo com a expressão teórica para o comentário
- para o comentário em 3.6, produzir o gráfico da energia mecânica Em que é a soma das energias potencial e cinéticas (no total devem imprimir 6 gráficos).

2)  Massa-mola (estudar o oscilador harmónico, o oscilador amortecido e o oscilador forçado e amortecido) na semana de 8 a 12 de Abril
Nota: neste trabalho, para além do que é pedido no enunciado, deve:- em 4.1, fazer cinco medições da amplitude e período, uma correspondendo à amplitude máxima, e ainda duas com períodos menores e duas com períodos maiores. Em seguida deverá ajustar a curva da amplitude em função da frequência a uma função quadrática, para determinar o máximo (correspondente ao máximo da curva) com mais precisão.

3) Corda vibrante (estudar as ondas transversais, as ondas estacionárias e as harmónicas) na semana de 20 a 24 de maio.

PUBLICAÇÃO DE NOTAS

A parte experimental (incluindo o desempenho na aula, as experiências, o tempo demorado, e a recolha de dados) conta para 50% da nota e a parte de análise dos dados (incluindo a preparação teórica do trabalho, os cálculos, os comentários e respostas a perguntas do enunciado) conta para os restantes 50% da nota.

As falhas mais frequentes (que os alunos ganham em evitar) são as seguintes:
- experiências realizadas com pouco cuidado ou com lentidão,
- omissão de dados experimentais medidos (devem ser todos apresentados em tabelas),
- falta de unidades em dados ou resultados ou gráficos,
- omissão de cálculos efetuados (os cálculos todos devem ser apresentados),
- comentários apenas qualitativos,
- não responder ao que é pedido no enunciado,
- erros de contas.

As notas provisórias dos trabalhos dos laboratórios são publicadas num dos ficheiros anexos, assim que possível.

Quem tenha realizado os laboratórios em anos anteriores não deve repeti-los este ano. Quanto antes, deve comunicar a informação respetiva ao professor.
As notas de anos anteriores são aqui publicadas num dos ficheiros anexos, assim que possível.

Attachments