Seguem algumas instruções de boas práticas em Zoom:
1.
Por favor descarregue a última versão do programa cliente Zoom em
https://zoom.us/download#client_4meeting
2.
Quando entrar na sessão, pedimos o favor de desligar o seu vídeo e o seu microfone (se estiverem ativos).
3.
Pedimos também para mudar o seu nome de utilizador usual na sessão para um nome e apelido, se não for o caso,
para fácil identificação.
4.
Depois de entrar, terá na base da janela Zoom um conjunto de comandos, dos quais se destacam abrir a janela de participantes
e abrir a janela de "Chat"/"Bate-Papo".
Sugerimos que abra as duas, para poder interagir com o Professor.
5.
Embora o possa fazer, pedimos para NÃO ATIVAR o seu microfone e video, a menos que seja pedido pelo Professor.
Se
tiver perguntas que queira colocar ao Professor ou intervir na sessão,
pedimos que accione o botão "Raise Hand"/"Levantar a Mão"
na janela
de "Participantes". Então o Professor poderá passar-lhe a palavra quando
achar adequado, sujeito a disponibilidades de tempo,
pedindo-lhe então - e só nesta altura - para ativar o seu microfone e o seu vídeo.
Se não tiver condições de privacidade ou de internet para ativar o video (a sua câmara), ative só o áudio.
6.
Se possível, ligue-se à internet usando um cabo de rede ethernet (ligado ao seu router ou a uma tomada de rede
se existir uma).
Se só tiver disponível rede wi-fi, então procure estar no mesmo quarto/sala em que está o router - melhora muito
a qualidade da transmissão, ou então considere não ligar o seu vídeo para não reduzir a largura de banda e
comprometer a qualidade de transmissão áudio.
7.
Se possível, use auscultadores, para evitar feedback (eco) de áudio. Note que os computadores menos recentes não são tão bons a
suprimir o eco e isto pode introduzir um ruído insuportável na sessão. O uso de auscultadores anula este problema e,
se tiver auscultadores com microfone, ainda melhor, pois assim pode ativar o seu microfone sem captar o ruído ambiente
à sua volta.
8.
Se for necessário ativar o seu video e/ou áudio, certifique-se primeiro que não compromete a sua privacidade,
e que não transmite sons inadequados (se possível). Se necessário pode configurar o vídeo para
escolher uma imagem/pano de fundo, que irá suprimir a imagem por trás de si.
9.
Procurar reduzir a sua intervenção ao mínimo indispensável, sendo muito breve e conciso,
para permitir a intervenção de outros colegas.
10.
Se se ausentar, saia da sessão Zoom e volte a ligar-se quando voltar.
Por vezes o Professor pode querer intervir com algum participante e
fica muito estranho não haver resposta.
11.
Algumas sessões podem vir a ser gravadas. Ao ligar-se a esta conferência está a autorizar a gravação
da sua participação, para efeitos de arquivo das aulas.
Estes registos não serão cedidos a pessoas estranhas ao IST.