Objectivos

Diploma de Estudos Avançados em Biotecnologia e Biociências

Esta UC tem por objetivo dotar o aluno de conhecimentos avançados sobre o funcionamento e aplicações dos microbiomas através da análise metagenómica e do uso apropriado de ferramentas bioinformáticas. Conhecimentos previamente adquiridos sobre a fisiologia e genómica de organismos cultiváveis serão aqui estendidos num contexto “multi-espécies” para o entendimento da função, diversidade e metabolismo dos microbiomas em ambientes naturais ou fabricados, e suas potenciais aplicações como fontes de novos materiais e biomoléculas, com ênfase ao metabolismo da vasta maioria de microrganismos até então não cultivados em laboratório. A UC conta com uma componente teórico-prática que visa treinar o aluno nas novas técnicas bionformáticas de metagenómica comparativa, bioprospecção de genes codificadores de novos antibióticos em microbiomas complexos, e detecção e análise da comunidade viral (“viromas”) presente nos microbiomas. Além da utilização de plataformas públicas dedicadas à análise comparativa do perfil taxonómico e funcional de metagenomas/microbiomas distintos, os alunos serão estimulados a fazer uso de elementos das linguagens “bash” e “R” na resolução de tarefas relacionadas ao processamento e gestão de dados de sequenciação em massa. A aprendizagem técnica prevista nesta componente será aplicada à análise de dados metagenómicos de diversos modelos de estudo, com ênfase no microbioma humano, das plantas e dos animais (em hospedeiros saudáveis e doentes), e às suas aplicações na saúde pública, indústria alimentar e conservação/regeneração dos ecossistemas.