Conteúdos Programáticos - Syllabus
26 abril 2025, 13:29 • Henrique Manuel Dos Santos Silveira de Oliveira
Conteúdos Programáticos
1 – Introdução à Unidade Curricular (Aulas 1)
-
Apresentação da unidade curricular.
-
Explicação do funcionamento e avaliação.
-
Conceitos básicos de música e matemática.
-
Avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes.
2 – Características do Som Musical (Aulas 1)
-
As quatro características do som musical: duração, altura, intensidade e timbre.
-
Caracterização matemática da duração, altura e intensidade.
-
Notação musical e a sua relação com a matemática.
-
Standard ISO16 para a frequência da nota Lá A4 (440 Hz).
-
Tabela de frequências para a afinação temperada por igual.
3 – Construções de Escalas Musicais e Aritmética Modular (Aulas 2)
-
Construção de escalas usando frações racionais e razões irracionais.
-
A escala de Pitágoras e a escala temperada por igual com 53 tons.
-
A afinação do violino de Mozart e a escala dos 53 tons.
-
Matrizes de escalas maiores e menores (natural, harmónica, melódica).
-
Aplicação da aritmética modular às escalas menores.
-
Análise do teorema de Størmer.
-
Utilização de frações super-particulares de números naturais.
4 – Escalas e Frações Super-particulares (Aulas 1)
-
Construção de escalas musicais na Renascença segundo Zarlino.
-
Uso de frações super-particulares na construção de escalas.
5 – A Equação de Onda e a Música Séries de Fourier e Harmónicos (Aulas 2)
-
Introdução à equação de onda.
-
Métodos de resolução: separação de variáveis e método de Fourier.
-
Relação da equação de onda com instrumentos musicais.
-
Conclusão do estudo da equação de onda.
-
Análise de exemplos reais e estudo dos harmónicos através de séries de Fourier.
6 – Parâmetros do Som Musical e Funções Matemáticas (Aulas 1)
-
Relação entre funções matemáticas e parâmetros sonoros.
-
Criação e audição de funções audíveis.
-
Estudo das comas sintónica e pitagórica.
-
Análise de espectros sonoros de instrumentos reais.
7 – Temperamentos musicais (Aulas 1)
-
Estudo de temperamentos regulares e irregulares.
-
Temperamentos mesotónicos de 1/4 de coma e 1/6 de coma.
-
Introdução à notação de Eitz.
8 – Música Digital e Síntese I (Professor Gonçalo Figueira, Aulas 2)
Som: analógico versus digital.
Conceitos de amostragem e o teorema de Nyquist.
Introdução aos ficheiros áudio e MIDI.
Syllabus
1 – Introduction to the Course Unit (1 Lesson)
-
Presentation of the course unit.
-
Explanation of the course structure and assessment methods.
-
Basic concepts of music and mathematics.
-
Assessment of students' prior knowledge.
2 – Characteristics of Musical Sound (1 Lesson)
-
The four characteristics of musical sound: duration, pitch, intensity, and timbre.
-
Mathematical characterisation of duration, pitch, and intensity.
-
Musical notation and its relation to mathematics.
-
ISO16 standard for the frequency of the A4 note (440 Hz).
-
Frequency table for equal temperament tuning.
3 – Construction of Musical Scales and Modular Arithmetic (2 Lessons)
-
Construction of scales using rational fractions and irrational ratios.
-
The Pythagorean scale and the equal temperament scale with 53 tones.
-
The tuning of Mozart's violin and its relationship with the 53-tone scale.
-
Matrices of major and minor scales (natural, harmonic, melodic).
-
Application of modular arithmetic to minor scales.
-
Analysis of Størmer’s theorem.
-
Use of superparticular fractions of natural numbers.
4 – Scales and Superparticular Fractions (1 Lesson)
-
Construction of musical scales in the Renaissance according to Zarlino.
-
Use of superparticular fractions in scale construction.
5 – The Wave Equation, Fourier Series, and Harmonics (2 Lessons)
-
Introduction to the wave equation.
-
Methods of solution: separation of variables and Fourier method.
-
Relationship between the wave equation and musical instruments.
-
Conclusion of the study of the wave equation.
-
Analysis of real-world examples and study of harmonics through Fourier series.
6 – Parameters of Musical Sound and Mathematical Functions (1 Lesson)
-
Relationship between mathematical functions and sound parameters.
-
Creation and auditory perception of audible functions.
-
Study of the syntonic and Pythagorean commas.
-
Analysis of sound spectra of real instruments.
7 – Musical Temperaments (1 Lesson)
-
Study of regular and irregular temperaments.
-
Meantone temperaments based on 1/4-comma and 1/6-comma systems.
-
Introduction to Eitz notation.
8 – Digital Music and Synthesis I (Professor Gonçalo Figueira, 2 Lessons)
-
Sound: analogue versus digital.
-
Concepts of sampling and the Nyquist theorem.
-
Introduction to audio and MIDI files.