Planeamento

Aulas de Problemas

Aula 1

Apresentação, funcionamento da cadeira, avaliação. Conceitos básicos e avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes.

Aula 2

As quatro características do som musical. Duração, altura, intensidade e timbre. Caracterização musical e matemática das três primeiras. Notação musical e sua relação com matemática. Standard (ISO16) da altura do som em relação à nota lá A4, ou seja, o lá na oitava correspondente ao dó central do piano de cauda usual de 88 teclas.Tabela de frequências de notas em afinação temperada por igual tendo como base o lá A4, de 440Hz.
Aula em:

Aula 2 gravada ano 2024

Aula 3

Construções de escalas usando frações e razões irracionais. A escala de Pitágoas, a escala temperada por igual com 53 tons. A afinação do violino de Mozart e a sua relação com a escala dos 53 tons. Escalas maiores e a sua matriz, escalares menores, menor natural, menor harmónica e menor melõdica.


Aula 3 gravada ano 2024

Aula 4

Aritmética modular e escalas menores. Menor natural, harmónica e melódica. Teorema de Størmer e fracções super-particulares de naturais.


Aula 4 gravada ano 2024

Aula 5

Construção da escala usando fracções super-particulares como foi feito na Renascença e codificado por Zarlino.


Aula 5 gravada 2024

Aula 6

Equação de onda. Como resolver, relação com música e instrumentos musicais. Separação de variáveis, método de Fourier.

Aula 6 gravada ano 2024

Aula 7

Finalização do estudo da equação de onda. Exemplos, séries de Fourier. Harmónicos.


Aula 7 gravada ano 2024

Aula 8

Instrumentos de sopro, incluindo madeiras (flauta, oboé, clarinete, fagote, saxofone) e metais (trompete, trombone, trompa, eufónio, tuba), para além de obtermos as ferramentas para estudar outros instumentos. Apresentam-se os modelos relevantes (equação de onda geral e equação de Webster para geometrias cónicas), as propriedades geométricas dos tubos (cilíndricos e cónicos), os mecanismos de excitação (palheta, bisel, lábios) e a análise espectral através de transformadas de Fourier. Estuda-se o timbre em função do decaimento dos harmónicos. Audição de exemplos, escuta de exemplos de sons vibratórios construídos com diversas funções matemáticas usando o programa Wolfram Mathematica.
 
Bibliografia: Tese de Constança Simas.
Aula 8 gravada (Nesta aula houve um corte na gravação e não está completa, 2024)

Aula 9

Temperamentos regulares e irregulares. Temperamentos mesotónicos e 1/4 de coma e de 1/6 de coma. Notação de Eitz.


Aula 9 gravada ano 2024

Aula 1 Professor G. Figueira

Música Digital e Síntese I

Som: analógico vs. digital

Amostragem: teorema de Nyquist

Ficheiros áudio e MIDI
Powerpoint da aula

Aula 2 Prof. G. FIgueira

Leccionada pelo professor Gonçalo Fiqueira. Assunto ainda a definir.

Aula 12

Panorâmica geral da matéria. Teste.


Aula 10 gravada ano 2024