Conteúdos Programáticos
1 – Introdução à Unidade Curricular (Aulas 1)
Apresentação da unidade curricular.
Explicação do funcionamento e avaliação.
Conceitos básicos de música e matemática.
Avaliação dos conhecimentos prévios dos estudantes.
2 – Características do Som Musical (Aulas 1)
As quatro características do som musical: duração, altura, intensidade e timbre.
Caracterização matemática da duração, altura e intensidade.
Notação musical e a sua relação com a matemática.
Standard ISO16 para a frequência da nota Lá A4 (440 Hz).
Tabela de frequências para a afinação temperada por igual.
3 – Construções de Escalas Musicais e Aritmética Modular (Aulas 2)
Construção de escalas usando frações racionais e razões irracionais.
A escala de Pitágoras e a escala temperada por igual com 53 tons.
A afinação do violino de Mozart e a escala dos 53 tons.
Matrizes de escalas maiores e menores (natural, harmónica, melódica).
Aplicação da aritmética modular às escalas menores.
Análise do teorema de Størmer.
Utilização de frações super-particulares de números naturais.
4 – Escalas e Frações Super-particulares (Aulas 1)
Construção de escalas musicais na Renascença segundo Zarlino.
Uso de frações super-particulares na construção de escalas.
5 – A Equação de Onda e a Música Séries de Fourier e Harmónicos (Aulas 2)
Introdução à equação de onda.
Métodos de resolução: separação de variáveis e método de Fourier.
Relação da equação de onda com instrumentos musicais.
Conclusão do estudo da equação de onda.
Análise de exemplos reais e estudo dos harmónicos através de séries de Fourier.
6 – Parâmetros do Som Musical e Funções Matemáticas (Aulas 1)
Relação entre funções matemáticas e parâmetros sonoros.
Criação e audição de funções audíveis.
Estudo das comas sintónica e pitagórica.
Análise de espectros sonoros de instrumentos reais.
7 – Temperamentos musicais (Aulas 1)
Estudo de temperamentos regulares e irregulares.
Temperamentos mesotónicos de 1/4 de coma e 1/6 de coma.
Introdução à notação de Eitz.
8 – Música Digital e Síntese I (Professor Gonçalo Figueira, Aulas 2)
Som: analógico versus digital.
Conceitos de amostragem e o teorema de Nyquist.
Introdução aos ficheiros áudio e MIDI.