Sumários

Apresentação e discussão de metodologia desenvolvida em tese de doutoramento

11 abril 2014, 15:00 João Vieira Caldas

Seminário duplo (3 horas). Na primeira parte a Prof. Helena Barranha (IST) fez uma sucinta apresentação da sua dissertação de doutoramento em arquitectura intitulada Arquitectura de Museus de Arte Contemporânea em Portugal. Da intervenção Urbana ao Desenho do Espaço Expositivo, defendida em 2007 (FA.UP), centrada nos problemas metodológicos. Seguiu-se a discussão. Na segunda parte o seminário centrou-se nas possíveis definições de "estado da arte", ou de "revisão bibliográfica" tendo em conta o formato dos trabalhos de fundo semestais solicitados aos alunos.

Apresentação e discussão dos temas de trabalho a realizar no contexto de MIA 2

4 abril 2014, 15:00 João Vieira Caldas

Seminário substituído na segunda parte do seminário duplo de 21.03.2014 (3 horas) com desenvolvimento do mesmo sumário.

Repescagem de temas de MIA 1 (1º semestre) - 3ª sessão

28 março 2014, 15:00 João Vieira Caldas

Confirmada a necessidade de suprir as falhas de formação dos alunos inscritos pela primeira vez no 2º semestre, foi realizada uma apresentação e discussão sucinta de temas de Métodos de Investigação em Arquitectura 1 (1º semestre), nomeadamente no que respeita ao ponto 4: A recolha de informação e o seu registo; citações, referências e notas. A construção e organização de uma bibliografia.

Apresentação e discussão da metodologia seguida em tese de doutoramento

21 março 2014, 15:00 João Vieira Caldas

Seminário duplo (3 horas). Na primeira parte o Prof. Francisco Teixeira Bastos (IST) fez uma sucinta apresentação da sua dissertação de doutoramento em arquitectura intitulada A importância da Teoria da Construção na Comunicação de um Projecto à Obra. Representação e Comunicação de uma Arquitectura em Projecto, defendida em 2013, centrada nos problemas metodológicos. Seguiu-se a discussão. Na segunda parte (em substituição do seminário de 04.04.2014), foi realizada uma apresentação e discussão dos temas de trabalho escolhidos ou sugeridos aos alunos para desenvolverem ao longo do semestre e que irão constituir o o principal factor de avaliação.

Apresentação e discussão da metodologia desenvolvida em tese de doutoramento.

14 março 2014, 15:00 João Vieira Caldas

Seminário duplo (3 horas). Na primeira parte o Prof. Elisiário Miranda (Universidade do Minho) fez uma sucinta apresentação da sua dissertação de doutoramento em arquitectura intitulada Liberdade e ortodoxia: infraestruturas de arquitectura moderna em Moçambique (1951-1964), defendida em 2013, centrada nos problemas metodológicos. Seguiu-se a discussão. Na segunda parte (em substituição do seminário de 28.02.2014), fez-se uma segunda sessão de repescagem de temas de Métodos de Investigação em Arquitectura 1 (1º semestre), nomeadamente referentes ao ponto 3 do programa: A pesquisa e a selecção de informação disponível on-line - acesso a redes de informação e bases de dados fundamentais.