Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Biológica

Mestrado Integrado em Engenharia Química

Presentemente existe uma grande variedade de métodos analíticos para a obtenção de informação qualitativa e quantitativa sobre a composição e estrutura da matéria. A unidade curricular de Métodos Instrumentais de Análise tem como objectivo dar a conhecer os fundamentos, vantagens, limitações e aplicações de vários métodos instrumentais, em particular espectrométricos (ópticos e de massa), electroquímicos e cromatográficos, de modo a permitir a escolha do mais adequado à resolução de um problema de análise química quantitativa. Neste contexto tem adicionalmente como finalidade dar as bases dos procedimentos de Validação e Garantia da Qualidade de um método. Objectivos Operacionais: Os alunos devem saber seleccionar de entre os vários métodos instrumentais de análise leccionados, o(s) mais adequado(s) à resolução de um problema analítico quantitativo.