Sumários

AT11 - Problemas bidimensionais

22 outubro 2018, 08:00 Miguel Matos Neves

Enunciado do trabalho 1, resolução por EFs, apresentação de resultados e aspectos relativos à entrega do relatório escrito.
Problemas bidimensionais (cont). Problema de transmissão de calor 2D: Escolha do Elemento Finito triangular ou quadrilatero. Obtenção das funções de forma ou de base no caso de quadrilatero com 4 nós. Integrações duplas em dominios não-rectangulares e em domínios rectangulares. Matriz de rigidez e vector de forças (função fonte distribuida). Assemblagem da matriz global e vector de forças global. Falta o termo na fronteira (proxima aula).

AT10 - Problemas bidimensionais

17 outubro 2018, 09:30 Miguel Matos Neves

Problemas bidimensionais. Problema de transmissão de calor 2D: obtenção da formulação forte e fraca, em notação tensorial (na aula anterior usando notação matricial) . Introdução da aproximação de Galerkin e obtenção de Ke e Fe. Escolha do Elemento Finito triangular ou quadrilatero. Obtenção das funções de forma ou de base no caso geral de triângulos com 3 nós (formulação com alfas, betas e gammas). Requisitos para as funções de base. Propriedades do somatório das funções de base, e suas derivadas, num ponto.

AP5 - Prob. unidimensional e Prob. bidimensional

15 outubro 2018, 10:30 Miguel Matos Neves

P14A - Admissibilidade, funções de base, padrão de esparcidade, banda, largura e semi-largura de banda, skyline.Optimização da malha.
P15 - Apenas inicio da alinea a).Obtenção da formulação forte e da formulação fraca.

AP5 - Prob. unidimensional e Prob. bidimensional

15 outubro 2018, 09:30 Miguel Matos Neves

P15 - Apenas inicio da obtenção da formulação fraca.

AT9 - Problemas bidimensionais

15 outubro 2018, 08:00 Miguel Matos Neves

Solução numérica do Ex.1 (Treliça) do Beer and Johnston (Mec Materiais) por EFs. Principio de Saint-Venant, pontos de aplicação de forças e ligações. Programação vectorial: código em matlab. Aspectos de posprocessamento: malha inicial e malha deformada (factor de escala nos deslocamentos).
Apoios inclinados, equação de constrangimento e manter a simetria da matriz K (método com penalização). Exemplo 4.6.4.
Problemas bidimensionais. Divisão em escalares e vectoriais. Tipos de problemas a tratar na UC. Problema de transmissão de calor 2D: obtenção da formulação forte (usando notação matricial).