Sumários

Hospital Shouldice

16 março 2009, 14:00 Carlos Filipe Gomes Bispo

Caso de estudo para discussão em aula para ilustrar a adequação entre Posicionamento Estratégico e a função Operações, no que concerne às prioridades competitivas, dependência da estrutura operacional com o par volume variedade e discussão de aumento de capacidade.

Esboço da rede de actividades do Hospital Shouldice.


Estratégia das Operações - II

16 março 2009, 11:00 Carlos Filipe Gomes Bispo

Estratégia das Operações: Russel & Taylor - Cap. 02/pp. 39-57 

Decisões estratégicas em operações: produtos e serviços; processos e tecnologia; capacidade e instalações; recursos humanos; qualidade; fornecedores; sistemas operativos.

 

Implementação de estratégia: a hierarquia do planemento estratégico; implementação de políticas; o "balanced scorecard".

Tópicos e tendências em operações.  


Estratégia das Operações - I

11 março 2009, 11:00 Carlos Filipe Gomes Bispo

Estratégia das Operações: Russel & Taylor - Cap. 02/pp. 31-39 

Formulação de uma estratégia: definição das tarefas básicas; identificação das competências nucleares; determinação dos order winners e order qualifyers; posicionamento da empresa.

Prioridades competitivas: custo; qualidade; flexibilidade; tempo.

O papel das Operações na estratégia das corporações.    


Kristen's Cookies Company

9 março 2009, 14:00 Carlos Filipe Gomes Bispo

Caso de estudo sobre um sistema de manufactura simples, com o objectivo de introduzir os conceitos de tempo de ciclo, taxa de produção, diagramas de Gantt e outros instrumentos de análise deste tipo de sistemas.


Operações e Competitividade - II

9 março 2009, 11:00 Carlos Filipe Gomes Bispo

Conclusão da aula anterior: Russel & Taylor - Cap. 01/pp. 18-29 

A gestão de operações no contexto das indústrias de serviços e no contexto do ambiente "e-business". Globalização e os desafios que coloca do ponto de vista das operações.

 

Competitividade: produtividade como uma medida de competitividade; aumento de produtividade por aumento de eficiência, por expansão, por inovação, por "downsizing" e por retracção.

 

Discussão sobre o âmbito da área da Gestão de Operações: estratégia; qualidade; produtos e serviços; processos, tecnologia e capacidade; instalações (facilities); recursos humanos; gestão de projectos; a cadeia de valor; previsão; planeamento e sequenciamento.