Métodos de Avaliação

A avaliação de conhecimentos é feita com base em Provas Escritas (75%) e dois Trabalhos Computacionais (25%) obrigatórios.

1. Provas Escritas. Realizar-se-ão dois testes (T1 e T2) com a duração de 1 hora e 30 minutos cada, e um exame final (E), com a duração de 3 horas. No exame final é possível optar por melhorar a nota obtida em cada um dos testes. Neste caso considera-se E=E1+E2 e a duração de E1/E2 é de 1h30m.

2. Trabalho Computacional. Os trabalhos computacionais (TC1 e TC2) deverão ser realizados por grupos de 3 ou, de preferência, 4 alunos. As datas de entrega dos enunciados e respectivos relatórios serão anunciadas atempadamente, de acordo com o calendário Escolar.Caso um grupo opte por não entregar os relatórios dos 2 Projectos a nota atribuída a cada um dos seus membros será de zero valores. Se optar por entregar apenas um deles, esse Projecto valerá 12,5%.

3. Trabalho Computacional de Anos Anteriores. Os alunos que tiverem realizado trabalho computacional no ano lectivo anterior (ou anteriores) não poderão conservar a nota obtida, mesmo que sejam alunos com o estatuto de trabalhador-estudante.

4. Cálculo da Média Final. Os testes são classificados de 0 a 10 e cada um dos relatórios dos trabalhos computacionais é também classificado de 0 a 10. A classificação da parte teórica é dada por N=max{T1,E1}+max{T2,E2} e a nota final NF é NF= 3/4 N + 1/4 (TC1 +TC2).A nota mínima em cada teste é 3.7 e a nota mínima na soma dos dois testes é 8.5. A nota mínima no TC=TC1+TC2 é 12.5.No caso de o aluno optar pelo exame, renunciando às notas obtidas nos estes, não haverá nota mínima em cada uma das partes, sendo aprovado caso NF=0.75 E+0.25 (TC1+TC2) >=9.5.

5. Provas Orais a) Alunos em que a nota N esteja compreendida entre 8.5 e 11 e TC seja superior ou igual a 16, poderão ser sujeitos a uma discussão oral dos projectos realizados e a Nota do Projecto será o resultado da discussão efectuada. No caso de não comparência à oral, o aluno obterá a nota mínima de 12.5 em TC.b) Notas finais NF superiores ou iguais a 17.5 poderão ser sujeitas a  uma prova oral.

6. Época Especial. A nota do trabalho computacional conta para efeitos do Exame de Época Especial. Para alunos que não tenham efectuado trabalho/os (nota zero), a sua nota final será calculada como sendo 75% da nota obtida neste exame.