Sumários

Polímeros

15 abril 2021, 08:00 Augusto Martins Gomes

Polímeros e copolímeros. Grau de cristalinidade e grau de reticulação. Monómeros de base para o fabrico dos polímeros e principais etapas de fabrico dos materiais plásticos. Tipos de polímerose  dos termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros.

Temperaturas de transição vítrea e de fusão. Polímeros amorfos e cristalinos.

Outros constituintes dos materiais plásticos: cargas, estabilizadores, corantes e pigmentos, endurecedores, espumantes, ignífugos, plastificantes, lubrificantes e abrilhantadores, elastómeros. Propriedades dos polímeros e factores que as afectam: peso volúmico, dureza superficial, resistência mecânica, rigidez, coeficientes de dilatação térmica e de condutibilidade térmica, transmissão luminosa. Comportamento viscoelástico dos plásticos: fluência e influência da temperatura. Elastómeros. Estrutura interna e Propriedades mecânicas.

Vidros. Polímeros

13 abril 2021, 11:00 Augusto Martins Gomes

Resolução de questões de exames de anos anteriors sobre o vidro.

Polímeros Artificiais – Materiais Plásticos: vantagens e inconvenientes. Breve história do desenvolvimento dos polímeros e da sua utilização. Principais aplicações dos polímeros na construção.

Tipos de estruturas internas dos polímeros: Macromoléculas lineares e lineares ramificadas e estruturas tridimensionais de elevado e de baixo grau de reticulação. Estrutura molecular e características estruturais, principais monómeros, polimerização, grau de polimerização.

Vidro. Polímeros

13 abril 2021, 08:00 Augusto Martins Gomes

Resolução de questões de exames de anos anteriors sobre o vidro.

Pedras Naturais

12 abril 2021, 11:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

• Variedades sedimentares e metamórficas:
    • principais constituinteso características do espaço poroso
    • aspectos condicionantes das suas propriedades
    • características físicas e mecânicas de diversas variedades
  • Semelhanças e diferenças entre variedades carbonatas com origem sedimentar e metamórfica (exemplo: calcários e mármores)
  • Processos de extracção e transformação

Pedras Naturais

9 abril 2021, 11:30 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

• Características gerais
  • Ambientes geológicos
  • Influência dos ambientes geológicos geradores de rochas nas suas características
  • Localização dos principais locais de extracção em Portugal
  • Caracterização física e mecânica: resistência à compressão, resistência à compressão após gelividade, resistência à flexão, densidade, absorção de água, porosidade, resistência ao desgaste, resistência ao choque, coeficiente de dilatação térmica linear.
  • Variedades ígneas:
    • principais constituintes
    • características do espaço poroso
    • aspectos condicionantes das suas propriedades
    • características físicas e mecânicas de diversas variedades