Sumários

Aula de dúvidas

19 maio 2020, 09:30 José Alexandre De Brito Aleixo Bogas

Aula não realizada devido à realização do segundo teste.

Substituição por aula de dúvidas no início da semana.


Cimento Portland (aula online)

19 maio 2020, 08:00 Augusto Martins Gomes

Influência da dimensão das partículas do cimento na resistência e na velocidade de hidratação. Calor de hidratação. Resumo dos principais contributos dos constituintes do cimento para as características do cimento: velocidade e calor de hidratação, desenvolvimento de resistência mecânica e resistência química. Retracção do cimento. Influência da temperatura na velocidade de hidratação do cimento. Condições de cura do cimento. Avaliação da resistência à compressão do cimento. Classes de resistência dos cimentos. Durabilidade e alteração química do cimento: ataques de ácidos, sulfatos e carbonatação.  


Aula de dúvidas

18 maio 2020, 11:00 José Alexandre De Brito Aleixo Bogas

Aula não realizada devido à realização do segundo teste.

Substituição por aula de dúvidas no início da semana.


Polímeros.

15 maio 2020, 10:00 José Alexandre De Brito Aleixo Bogas

Polímeros:

Conclusão da aula de polímeros. Apresentação de amostras e referência às propriedades de produtos poliméricos utilizados na construção: tubagens, placas de revestimento de coberturas, placas de isolamento térmico, vidros sintéticos, pedras artificiais, caixilhos de janelas, mástiques e borrachas.


CIMENTO PORTLAND (aula online)

14 maio 2020, 12:00 Augusto Martins Gomes

Cimento Portland. Significado da Designação do cimento Portland. Matérias-primas e processo de fabrico.

Principais constituintes do clinquer. Abreviaturas dos constituintes do clinquer.  Evolução da temperatura e principais transformações químicas ao longo do processamento térmico. 

Hidratação do Cimento. Determinação experimental dos tempos de início e de fim de presa - agulha de Vicat. Reacções químicas de hidratação dos quatro principais constituintes do cimento.