Sumários

MADEIRAS

3 abril 2018, 11:00 Augusto Martins Gomes

Polímero natural; composição química e principais constituintes. Principais características e aplicações da madeira na construção (madeira maciça e derivados da madeira). O crescimento da árvore e a sua influência nas características e estrutura interna da madeira. Borne/cerne. Lenho de Outono/Primavera. Espécies resinosas e folhosas. Número de anéis anuais de crescimento por cm, avaliados na direcção radial.

Propriedades importantes da madeira como material de construção: heterogeneidade, anisotropia (direcções: radial, axial, tangencial), higroscopicidade e durabilidade. Conceito de durabilidade natural da madeira.

Água de constituição, livre e de impregnação. Ponto/teor de saturação das fibras. Teor de água de equilíbrio da madeira.

Influência da anisotropia e higroscopicidade nas variações dimensionais da madeira.

MADEIRAS

3 abril 2018, 08:00 Augusto Martins Gomes

Pedras Naturais

2 abril 2018, 11:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Variedades de origem Ígnea, Sedimentar e Metamórfica utilizadas com fins ornamentais:

• principais locais de extracção
  • principais constituintes
  • características do espaço poroso
  • minerais secundários
  • principais aspectos condicionantes das suas propriedades
  • caracterização física e mecânica de diversas variedades: resistência à compressão, resistência à compressão após gelividade, resistência à flexão, densidade, absorção de água, porosidade, resistência ao desgaste, resistência ao choque.
Tipo de Acabamentos de pedra utilizada com fins ornamentais: polido, amaciado, apicoado, escacilhado, bujardado, areado, ranhurado, flamejado.

Pedras Naturais

23 março 2018, 10:00 José Alexandre De Brito Aleixo Bogas

Apresentação de amostras das variedades pétreas nacionais mais frequentes com referência aos seus constituintes, principais características, comportamento e aplicações

MATERIAIS CERÂMICOS

22 março 2018, 12:00 Augusto Martins Gomes

Tijolos, telhas e materiais cerâmicos de revestimento - tipos, principais propriedades, métodos de ensaio e  características. Análise e resolução de perguntas de exames de anos anteriores.