Sumários

Polímeros

20 abril 2017, 08:00 Augusto Martins Gomes

Processos de Conformação: Injecção, Compressão, Transferência, Insuflação, Vazamento, Pulverização e Calandragem. Utilização dos Materiais Plásticos na Construção Civil. Tubagens de água fria, quente e de drenagem. Espumas poliméricas. Isolantes térmicos e acústicos. Revestimentos poliméricos para pavimentos e paredes. Perfis de PVC para portas, janelas e persianas. Vidro sintético. Perfis pultrudidos de poliéster reforçados com fibras de vidro. Resolução de problemas de exames de anos anteriores.

19 abril 2017, 11:00 José Alexandre De Brito Aleixo Bogas

Madeira

Apresentação de amostras de elementos de madeira maciça ilustrativas das espécies florestais (resinosas e folhosas) e constituintes anatómicos da madeira.

Características principais da madeira. Anéis de crescimento, densidade, anisotropia, retracção e defeitos (empeno, fendas e nós).

Polímeros

18 abril 2017, 11:00 Augusto Martins Gomes

Temperaturas de transição vítrea e de fusão. Polímeros amorfos e cristalinos. Outros constituintes dos materiais plásticos: cargas, estabilizadores, corantes e pigmentos, endurecedores, espumantes, ignífugos, plastificantes, lubrificantes e abrilhantadores.  elastómeros. Propriedades dos polímeros  e factores que as afectam: peso volúmico, dureza superficial, resistência mecânica, rigidez, coeficientes de dilatação térmica e de condutibilidade térmica, transmissão luminosa. Comportamento viscoelástico dos plásticos: fluência e influência da temperatura. Elastómeros. Estrutura interna e Propriedades mecânicas. Abreviatura de alguns polímeros termoplásticos, termoendurecíveis e elastómeros

Madeira

18 abril 2017, 11:00 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Madeira
Principais características da madeira como material de construção.
Aplicações da madeira na construção.
Polímero natural, material celular, estrutura interna.
Influência das condições de crescimento da árvore nas características do material lenhoso: lenho de primavera, lenho de outono, borne, cerne.
Análise da heterogeneidade, anisotropia e higroscopicidade da madeira, e da sua influência do comportamento da madeira.
Conceito de higroscopicidade; teor em água de equilíbrio; teor de saturação das fibras.
Influência da higroscopicidade e anisotropia nas variações dimensionais e resistência mecânica da madeira.

Madeira

18 abril 2017, 09:30 Ana Paula Patrício Teixeira Ferreira Pinto França de Santana

Madeira
Principais características da madeira como material de construção.
Aplicações da madeira na construção.
Polímero natural, material celular, estrutura interna.