Sumários

Aula 21

2 dezembro 2013, 14:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Exemplo de aplicação da regra de Simpson composta. Definição de grau de uma quadratura. Método dos coeficientes indeterminados: cálculo dos pesos, demonstração da existência de solução do sistema. Método dos coeficientes indeterminados no caso de integrais com função-peso. Exemplos de aplicação.

 

 


Aula 20

29 novembro 2013, 14:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Regra de Simpson: dedução dos pesos, estimativa do erro. Exemplo de aplicação. Dedução da regra de Simpson composta e da respectiva fórmula do erro.

 


Aula 19

25 novembro 2013, 14:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Introdução à integração numérica. Definição de quadratura. Cálculo dos pesos de uma quadratura através dos polinómios de Lagrange. Regra dos trapézios simples: dedução dos pesos e da estimativa do erro. Exemplo de aplicação. Regra dos trapézios composta: análise da fórmula e do erro, exemplo de aplicação.


Aula 18

22 novembro 2013, 14:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Aproximação de funções pelo método dos mínimos quadrados. Definição do critério dos mínimos quadrados no caso discreto. Dedução do sitema normal no caso de ajustamentos lineares. Existência e unicidade de solução. Exemplos de aplicação. Caso não-linear: resoluçao numérica, exemplo.

 


Aula 17

18 novembro 2013, 14:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Erro de interpolação. Relação entre as diferenças divididas e as derivas de uma função. Majoração do erro de interpolação. Exemplos de aplicação. Optimização dos nós de interpolação: nós de Chebyshev.