Sumários

Aula 19

8 maio 2017, 11:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Regra de Simpson simples: cálculo dos pesos, dedução da fórmula do erro. Exemplo de aplicação. Regra de Simpson composta: dedução da fórmula e estimativa do erro. Exemplo de aplicação.


Aula 18

3 maio 2017, 09:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Introdução `a integração numérica. Definição de quadratura, nós e pesos.  Cálculo dos pesos com base na fórmula interpoladora de Lagrange. Regra dos trapézios: dedução dos pesos com base no significado geométrico. Dedução da fórmula do erro. Exemplo de aplicação. Regra dos  trapézios composta: dedução da fórmula e estimativa do erro. Exemplo de aplicação.


Aula 17

26 abril 2017, 09:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Aproximação de funções pelo método dos mínimos quadrados .Formulação do problema. Exemplos de ajustamentos lineares . Dedução do sistema normal de equações no caso discreto. Exemplos de aplicação .  Aplicação do método dos mínimos quadrados no caso de ajustamentos não lineares. Exemplo.


Aula 16

24 abril 2017, 11:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Relação entre diferenças dividada e derivadas de uma função diferenciável.
Fórmula de majoração do erro de interpolação. Discussão do erro de interpolação com base nestas fórmulas.
Exemplo de aplicação. Influência da distribuição dos nós no erro de interpolação. Definição dos nós de Chebyshev e suas propriedades essenciais.


Aula 15

19 abril 2017, 09:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Diferenças divididas de uma função: definição, fórmula de cálculo. Interpolação de funções através da fórmula de Newton. Exemplos de aplicação.