Métodos de Avaliação

A disciplina de Matemática Computacional consiste em aulas teórico-práticas onde se expõe a matéria, ilustrada através de exemplos e resolução de problemas.

A avaliação da disciplina de Matemática Computacional é feita em conjunto com a disciplina de Laboratório de Matemática Computacional, sendo a nota final igual para ambas as disciplinas. Os alunos inscritos numa destas disciplinas têm que estar obrigatoriamente inscritos nas duas.

A avaliação conjunta é feita com base  na Nota Teórica (NT) obtida nas Provas Escritas e na Nota Computacional (NC) obtida na Componente Computacional desenvolvida em Laboratório de Matemática Computacional.

A Nota Final (NF) é dada pela fórmula:

NF = 0.75  NT + 0.25 NC

As regras de avaliação são as seguintes:

1. Provas Escritas

Realizar-se-ão dois testes (T1 e T2) com a duração de 1 hora e 30 minutos cada, e um exame final (E), com a duração de 3 horas. No exame final é possível optar por melhorar a nota obtida em cada um dos testes. Neste caso considera-se E=E1+E2  e a duração de cada parte do exame é de 1h30m.

A nota mínima em cada teste é 3.7 e a nota mínima na soma dos dois testes é 8.5. No caso de o aluno optar pelo exame, renunciando às notas obtidas nos testes, não haverá nota mínima em cada uma das partes.

Os testes são classificados de 0 a 10, sendo a nota da componente escrita dada por:

NT = max{T1,E1} +max{T2,E2}

2. Componente Computacional

Todas as semanas os alunos realizam relatórios computacionais desenvolvidos na aula de Laboratório Computacional (terça-feira). Os relatórios podem ser entregues no máximo até à aula de Matemática Computacional seguinte (quarta-feira).

Os relatórios são feitos em grupo, excepto 4 relatórios individuais que serão realizados nas aulas dos dias

17 de Março de 2015

14 de Abril de 2015

5 de Maio de 2015

26 de Maio de 2015

Serão contabilizados para a avaliação os relatórios individuais, I1+I2+I3+I4, e os 4 melhores relatórios de grupo, R1+R2+R3+R4.

Os alunos devem formar os grupos (preferencialmente de 4 elementos) até ao dia 27 de Fevereiro de 2015.

Os alunos terão que realizar, para além dos relatórios semanais, um trabalho computacional (TC) obrigatório e de grupo, cujo enunciado será publicado no dia 30 de Março de 2015. Os grupos do TC têm que ser os mesmos dos relatórios semanais.

O TC computacional deve ser entregue (relatório e código) até ao dia 5 de Junho de 2015 às 17:00 via email para jftiago@math.tecnico.ulisboa.pt. Trabalhos entregues fora deste prazo não serão considerados.

Os relatórios e o trabalho computacional são classificados de 0 a 20, sendo a nota da componente computacional dada por:

NC = 0.5 TC + 0.25 (I1+I2+I3+I4+R1+R2+R3+R4)

3. Nota final

A nota final NF é dada por

NF = 0.75  NT + 0.25 NC

4. Oral

Os alunos que tenham nota final superior a 17 valores têm que realizar um exame oral para defesa da nota.

Caso contrário obtêm a nota final de 17 valores.

5. Nota computacional do ano anterior

Os alunos que tiverem realizado os relatórios e trabalho computacional no ano lectivo de 2013-2014, poderão conservar a nota computacional obtida, mas esta só será contabilizada até ao valor máximo de 14 val. Esta nota só será considerada caso o aluno manifeste por email, ao Professor Jorge Tiago, o seu interesse em mantê-la.

Notas computacionais de anos anteriores não serão consideradas.