Repescagem

22 dezembro 2011, 18:51 Isabel Reis dos Santos

A repescagem realiza-se dia 20/01/2012 nas Salas 0 - 69, 0 - 65 e 0 - 67 das 15h às 16h 30m (melhoria de teste) ou das 15h às 18h (exame). Para realizar a prova, os alunos deverão inscrever-se no fenix.

Aescolhaentre o 1º teste , o 2º teste ou o exame tem de ser feitaantes de entrar na sala.

O enunciado do exame é a soma do enunciado do 1º teste com o enunciado do 2º teste.

Os alunos que não sejam portadores de cartão de identificação válidonãopoderão realizar a prova.

Não esquecer que o material para a repescagem é o seguinte:folha de pontodo IST (devidamente identificada),duasesferográficas azuis ou pretas e umamáquina de calcular simples.A máquina deverá estar em modo radianos.

É proibido o uso de telemóveis.

Matéria para a repescagem do 1º teste

Teoria dos erros:sistemas em vírgula flutuante, vírgula flutuante IEEE 754, erros relativo e absoluto, número de algarismos significativos, propagação do erro nos algoritmos, instabilidade dos algoritmos e condicionamento dos problemas.

Resolução numérica de equações e sistemas:Equações não-lineares: Métodos do ponto fixo, Newton-Raphson e método da bisseção. Análise do erro, e convergência nos métodos. Sistemas não-lineares: método de Newton para sistemas.

Sistemas Lineares:Condicionamento de matrizes. Métodos iterativos gerais. Métodos de Jacobi e Gauss-Seidel. Convergência dos métodos iterativos.

Interpolação Polinomial:Lagrange e Newton. Análise do erro.

Matéria para a repescagem do 2º teste

Aproximação de funções:método dos mínimos quadrados. Erro de aproximação.

Integração numérica:fórmulas de Newton-Côtes e de Gauss; Análise do erro e convergência.

Derivação numérica:diferenças divididas centradas de segunda ordem para o cálculo numérico da primeira e segunda derivadas.

Resolução numérica de equações diferenciais:

-- Problemas com valor inicial:métodos de passo simples (Euler, Taylor, Runge-Kutta) e métodos multipasso (Adams); análise do erro e convergência.

-- Problemas com valores na fronteira:método das diferenças finitas; análise do erro e convergência.

Matéria para o Exame

Matéria para a repescagem do 1ºteste + Matéria para a repescagem do 2ºteste

Ohorário de dúvidas para a repescagem é dia 12 de Janeiro das 10h às 12h e dias 17 e 19 de Janeiro das 10h 30m às 16h na sala 2-N2.2.Caso eu não esteja, por favor, dirijam-se à sala 2-N4.22.