Métodos de Avaliação

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL - 1º Semestre 2018/2019 -  REGRAS DE AVALIAÇÂO DE CONHECIMENTOS    

A avaliação de conhecimentos é feita com base em Provas Escritas (75 %) e um Trabalho Computacional (25 %) obrigatório.     

1. Provas Escritas   
Realizar-se-ão dois testes (T1 no dia 12 de novembro e T2 no dia 19 de dezembro) com a duração de 1 hora e 30 minutos cada, e um exame final (E no dia 22 de janeiro de 2019), com a duração de 3 horas. No exame final é possível optar por melhorar a nota obtida em cada um dos testes. Neste caso, considera-se E = E1 + E2 e a duração de E1/E2 é de 1h30m.     

2. Trabalho Computacional   
O trabalho computacional (TC) deverá ser realizado por grupos de 3 ou, de preferência, 4 alunos.   O enunciado ficará disponível no dia 22 de outubro e o respetivo relatório deverá ser entregue no dia 21 de dezembro. Caso um grupo opte por não entregar o relatório do projeto computacional ou a nota em TC seja inferior a 8.5, a nota atribuída a cada um dos seus membros será de zero valores. 
   
3.Trabalho Computacional de Anos Anteriores   
Os alunos que tiverem realizado trabalho computacional no ano letivo anterior (ou anteriores) e reprovado não poderão conservar a nota obtida, mesmo que sejam alunos com o estatuto de trabalhador-estudante. No caso de alunos que se inscrevam para melhoria de nota, o trabalho computacional poderá ser contabilizado, caso lhe interesse, mas a nota não será superior a 14 valores.

4. Cálculo da Média Final   
Os testes são classificados de 0 a 10 e o relatório do trabalho computacional é classificado de 0 a 20. A classificação da parte teórica é dada por N = max{T1,E1} + max{T2,E2}  e a nota final NF é NF = 0.75 N + 0.25 TC. A nota mínima em cada teste é 3.7 e a nota mínima na soma dos dois testes é 8.5. A nota minima no TC é 8.5 e alunos com nota N compreendida entre 8.5 e 11, terão nota TC não superior a N + 4, a não ser que realizem uma prova adicional (ver 7. Provas Adicionais). No caso de o aluno optar pelo exame, renunciando às notas obtidas nos testes, não haverá nota mínima em cada uma das partes, apenas 8.5 na totalidade do exame, sendo aprovado caso NF = 0.75 E + 0.25 TC >= 9.5. Ver 7. Provas Adicionais para NF>=17.5.
          
5. Testes (Repescagem)  
No início da prova o aluno deverá dizer qual dos testes pretende fazer (T1rep ou T2rep). Passado 1h30m entrega esse teste. Se pretender fazer o outro, fica na sala, recebe o teste e sai ao fim de 1h30m. Caso contrário, sai da sala.    

6. Exame   
Esta opção só é possível nos seguintes casos: não ter feito qualquer um dos testes; ter feito os dois e reprovado por não ter atingido a nota mínima (8.5); ter atingido a nota mínima apenas num dos testes e não no outro. Nestes casos, a avaliação prévia por testes será esquecida. Em resumo: a avaliação por exame não serve para melhoria de nota de quem tenha optado pela avaliação contínua feita por testes e que já esteja aprovado.  No início da prova o aluno deverá dizer que pretende fazer exame e recebe T1rep+ T2rep. Tem 3h para o resolver.     

7. Provas Adicionais   
a) Alunos em que a nota N esteja compreendida entre 8.5 e 11, a nota de TC não será superior a N + 4. Caso pretendam ter nota em TC superior N+4, deverão solicitar uma prova adicional (discussão do projeto).   
b) Notas finais NF superiores ou iguais a 17.5 poderão ser sujeitas a uma discussão oral.    
  
8. Época Especial  
A nota do trabalho computacional conta para efeitos do Exame de Época Especial. Para alunos que não tenham efetuado trabalho computacional (nota zero), a sua nota final será calculada como sendo 75% da nota obtida neste exame.