Sumários

Aula 26

2 junho 2008, 16:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Problemas de valores iniciais para sistemas de EDOs. Aplicação do método de Euler a sistemas de EDOs. Exemplo: solução numérica das equações de Volterra para um sistema predador-presa. Resolução numérica de problemas de valores iniciais para EDOs de ordem superior a 1: redução a um sistema de EDOs de 1ª ordem e aplicação dos métodos estudados para sistemas.


Aula 25

2 junho 2008, 15:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Método de Taylor de segunda ordem: dedução da fórmula, erro de truncatura local, exemplo de aplicação. Métodos de Runge-Kutta de segunda ordem: forma geral, condições satifeitas pelos parâmetros. Casos particulares: regras do ponto médio e dos trapézios. Exemplos de aplicação.


Aula 24

29 maio 2008, 14:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Introdução às equações diferenciais ordinárias (EDO). Problema de valor inicial para uma EDO de primeira ordem. Teorema sobre a existencia e unicidade de solução. Método de Euler: dedução da fórmula e erro de truncatura local. Exemplo de aplicação. Dedução da fórmula do erro global.


Aula 23

26 maio 2008, 15:00 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Exemplo de aplicação da regra de Simpson simples. Dedução da regra de Simpson composta e da fórmula do erro. Exemplo de aplicação. Método dos coeficientes indeterminados: determinação dos pesos a partir de um sistema de equações. Exemplo de aplicação.


Aula 22

19 maio 2008, 16:30 Pedro Miguel Rita da Trindade e Lima

Exemplo de aplicação da regra dos trapézios composta. Noção de grau de uma quadratura. Regra de Simpson simples: cálculo dos pesos, dedução da fórmula do erro. Exemplo de aplicação.