Métodos de Avaliação

Duas avaliações independentes: Laboratório e Exame.

O Laboratório é realizado em grupo numa única aula com a duração de cerca de 1 hora e tem lugar num período concentrado do semestre. A respectiva avaliação é efectuada com base num relatório a entregar no prazo de 1 semana após a aula. Apenas os alunos que constem da listagem disponibilizada na secção "Aulas de Laboratório" poderão optar por fazer transitar a mesma para o presente ano lectivo, bastando para o efeito não procederem à inscrição para a realização dos ensaios laboratoriais. Caso contrário, a nota a atribuir será sempre aquela obtida no presente ano lectivo.

Os alunos deverão ainda realizar a avaliação individual por Exame apresentando-se a essa prova escrita nas datas marcadas pelo GOP. Se esta componente for realizada em época especial, será considerada no cálculo da nota final do mesmo modo que os demais exames.

NF = 0.85*Max{NE1,NE2}+0,15*NL

NF = Nota Final; NEi = Notas dos Exames i = 1, 2; ; NL = Nota do Laboratório.

A Nota a atribuir a cada uma das componentes de avaliação corresponde a um número inteiro entre 0 (zero) e 20 (vinte) valores. Aplicam-se, a cada componente e à nota final, as regras de arredondamento universalmente aceites. Não existe nota mínima em qualquer das componentes da nota final.

O Exame é uma prova realizada sem consulta, não sendo ainda permitida a utilização de calculadoras ou de quaisquer outros dispositivos com capacidades gráficas e/ou de comunicação, excepto para os efeitos expressamente indicados. Em caso de dúvida, a aceitabilidade de determinado dispositivo deverá ser previamente confirmada junto de um docente da UC, pois o seu uso indevido configurará uma situação de fraude.

Em situações devidamente justificadas, os alunos que comprovadamente beneficiarem do estatuto de Trabalhador Estudante poderão ser dispensados da componente de Laboratório. Para esse efeito deverão contactar o Professor Responsável.