Últimos anúncios

Metodologia para a Realização de Avaliação Remota

2 junho 2020, 01:01 João Manuel Melo de Sousa

1.      As provas de exame referentes ao presente ano lectivo serão realizadas por avaliação remota através da plataforma ExonlineX @MOOC Tecnico: https://exams.elearning.tecnico.ulisboa.pt/

2.      É indispensável que cada aluno proceda previamente ao respectivo registo nesta plataforma usando a opção “Create an account using Tecnico ID” (com as suas credenciais do sistema Fenix).

3.      A criação de uma conta no MOOC usando outras credenciais poderá impossibilitar a realização destas provas, não se encontrando prevista uma forma alternativa de avaliação. Consulte o manual de utilização do ExonlineX em: https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1689468335639012/ExonlineX_ManualAluno_V1.2.pdf

4.      As provas são individuais sem qualquer tipo de ajuda externa. O exame é realizado sem consulta e o aluno tem de garantir que se encontra sozinho na divisão onde realiza a prova, bem como que dispõe de meios de ligação remota com os requisitos adequados. Consulte também as recomendações do SARTRE: https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/

5.      Permanecem válidas as regras definidas na secção “Métodos de Avaliação” na página da UC no Fenix, nomeadamente as restrições impostas à utilização de calculadoras, as quais, no presente contexto, se aplicam a qualquer método de cálculo automático que seja utilizado.

6.      Paralelamente à sessão na plataforma ExonlineX,  o aluno terá de manter activa, durante toda a duração da prova, uma sessão Zoom com o professor presente na sala virtual, identificando-se o aluno no formato <IST ID>_<primeiro nome>_<último nome>.

7.      Ambas as sessões utilizadas (ExonlineX e Zoom) deverão estar activas no mesmo computador. A câmara terá de estar permanentemente ligada e apontada para o aluno (sem recorrer a outras imagens de fundo), enquanto o som estará desligado. Atempadamente será disponibilizada a ligação a usar para ter acesso à sala virtual que lhe for atribuída.

8.      Qualquer interacção entre o aluno e o professor presente na sala virtual da sessão Zoom será realizada apenas através da funcionalidade chat (bate-papo) desta plataforma, exceptuando-se situações imperativas.

9.      O aluno terá de ter consigo o cartão do Técnico (ou outra identificação válida) na altura da prova, identificando-se prontamente quando tal lhe for solicitado, usando para o efeito a câmara da sessão Zoom.

10.   A realização das provas obriga à introdução de respostas na plataforma ExonlineX, as quais poderão corresponder a expressões matemáticas ou valores numéricos de solução, ou ainda à selecção de opções. As respostas serão corrigidas por via automática, resultando na nota do exame após validação.

11.   Apesar de a correcção das respostas ser realizada exclusivamente por via automática, aquelas só serão consideradas válidas em pauta se forem acompanhadas da justificação dos resultados obtidos, pelo que será também necessário proceder ao upload da digitalização da resolução de cada problema na plataforma ExonlineX, sendo que esta terá de ser identificada, completa, legível e reproduzir de facto as respostas introduzidas em função dos dados recebidos pelo aluno. Este upload obrigatório nunca será cotado, sendo utilizado para validação dos resultados introduzidos. Para o efeito sugere-se o uso de uma das ferramentas seguintes: https://sartre.tecnico.ulisboa.pt/alunos/ferramentas-uteis/

12.   No dia 8 de junho de 2020 será realizado um teste (adiado para dia 9 de junho às 17h) de ambientação dos alunos à plataforma e aos procedimentos a seguir durante as provas oficiais. Este teste não terá impacto na classificação final da UC, mas a presença dos alunos é fortemente recomendada. Atempadamente serão fornecidos todos os detalhes necessários à participação.

Submissão dos Relatórios dos Trabalhos Laboratoriais

6 maio 2020, 13:17