Horário dos Laboratórios

As aulas de laboratório decorrerão, em geral, no horário definido no Fenix para estas aulas. O horário de realização dos ensaios para cada grupo será definido mediante a inscrição do grupo (4 alunos). Consultar a informação abaixo para mais detalhes acerca do processo de inscrição.

Os ensaios laboratoriais só terão lugar num período concentrado do semestre (cerca de 1 hora de aula por grupos de 4 alunos), genericamente durante o mês de Maio, sendo as inscrições para o efeito realizadas durante o mês de Abril. Algumas aulas poderão eventualmente também ter lugar fora do horário indicado no Fenix, com maior flexibilidade na escolha dos turnos.

Listagem de Classificações em 2018-2019

As classificações registadas na componente de avaliação "Laboratório" no ano lectivo de 2018/2019 podem ser consultadas na listagem em anexo. Os alunos cuja classificação conste desta pauta poderão optar por fazê-la transitar para o presente ano lectivo, bastando para tal que não se inscrevam para a realização dos ensaios. No caso de se inscreverem será apenas considerada a classificação obtida no presente ano lectivo, independentemente de esta ser superior ou inferior à outra.

Inscrições para os Ensaios Laboratoriais

As inscrições para a realização dos ensaios laboratoriais decorrerão online via Zoom/Colibri com o Prof. Sérgio Ribeiro e Silva, durante o seguinte horário:

• 28ABR2020, pelas 10:00 AM;
  • 29ABR2020, pelas 16:00 PM.

Embora um email de convite de participação na reunião de inscrição seja enviado para todos os alunos com a devida antecedência, apenas o(s) representante(s) do grupo deverão participar numa das reuniões de inscrição, nos períodos acima indicados, para procederem à inscrição do grupo, forçosamente constituído por 4 alunos.

Este ano, devido à crise sanitária, os ensaios laboratoriais realizar-se-ão online, nos horários estabelecidos para os turnos laboratoriais (ver ficheiros em anexo no separador Ficheiros). Após a realização dos respectivos ensaios, o grupo tem o prazo de 1 semana para proceder à entrega do relatório dos ensaios, o qual constitui a base para a avaliação desta componente lectiva. Atrasos na entrega do relatório serão penalizados em 2 valores por cada dia de atraso na classificação desta componente.

Os guias dos dois ensaios encontram-se disponíveis nesta página (em baixo). Este ano lectivo os grupos irão visualizar previamente um vídeo gravado com a realização de cada um dos ensaios e terão o apoio online de um docente no decurso dessa sessão para esclarecer eventuais questões sobre a realização desses ensaios. No entanto, todos os alunos deverão preparar-se antecipadamente para a respectiva realização através de uma leitura atenta de cada um dos guias dos ensaios.

Listas dos Turnos Laboratoriais e dos Grupos Inscritos

• Lista dos grupos inscritos e respectivos turnos (a disponibilizar após a inscrição dos alunos acima referida).

Guias dos Ensaios Laboratoriais

Guias dos ensaios laboratoriais sobre Colisões e Movimento Giroscópico.

Os guias deverão ser lidos antes da realização dos ensaios.

Laboratório de Mecânica Aplicada (LMA)

Este ano lectivo, as gravações das aulas laboratoriais tiveram lugar no Laboratório de Mecânica Aplicada (LMA), sala 1.3.2 do Pavilhão de Mecânica III.

A entrada faz-se pelo piso térreo (piso 2) do referido pavilhão, sendo necessário descer ao piso inferior usando a porta de vidro à esquerda, a meio do corredor, que dá acesso às escadas. Uma vez no piso inferior, a porta da sala encontra-se devidamente identificada.

Para mais informações sobre a localização do Pavilhão de Mecânica III no campus Alameda:

http://www.ist.utl.pt/img/sobre-IST/campus_map_alameda.gif  (edifício 12)

Para mais informações sobre a localização da sala 1.3.2 no Pavilhão de Mecânica III:

Attachments