Métodos de Avaliação

AVALIAÇÃO

 

1.            É necessário efectuar um relatório sobre cada um dos cinco trabalhos realizados (excepto para o 3º trabalho - ver ponto 4). Os relatórios devem obedecer ao formato anteriormente indicado omitindo a introdução, isto é, devem conter: Resumo, Parte Experimental (quando aplicável indicar apenas as alterações ao protocolo experimental), Resultados, Cálculos, Discussão e Bibliografia. Na última folha deverá incluir as respostas às questões que acompanham o protocolo experimental do presente guia. Finalmente, faça uma digitalização das páginas do caderno de laboratório sobre o trabalho em causa e adicione-a ao final do relatório (apenas na versão PDF e não na versão impressa).

2.            Os relatórios devem ser entregues no máximo até 8 dias após a aula de execução do trabalho. Deve consultar a página da UC para saber a que docente deverá entregar cada um dos seus relatórios. Deverá criar uma versão PDF de cada relatório e enviar (via e-mail) ao docente que o irá avaliar e discutir (se aplicável) dentro do prazo estipulado. Em simultâneo deverá imprimir essa mesma versão (sem a digitalização referida no final do item 1) e entregá-la ao docente. O local de entrega do relatório impresso e o e-mail do docente encontram-se indicados na página da unidade curricular.

3.            Os relatórios relativos aos dois primeiros trabalhos experimentais serão discutidos oralmente. A discussão será dirigida individualmente a cada elemento do grupo e incidirá, quer sobre os aspectos experimentais do trabalho, quer sobre os fundamentos teóricos relacionados. Sempre que possível a discussão deverá ser realizada na semana seguinte à da entrega do relatório. Os relatórios do 4º e 5º trabalho não têm discussão oral.

4.            Após a execução do terceiro trabalho experimental cada Grupo dispõe de cerca de 15 dias para a preparação da exposição oral (na versão power point) aos docentes e aos colegas do turno laboratorial. Cada Grupo irá dispor de 15 minutos para a apresentação oral seguido de 15 minutos para defesa dos resultados. No final deverá criar e enviar uma versão PDF dos slides apresentados.

5.            Cada trabalho laboratorial contribui com 4 valores para a nota final na UC. A nota de cada trabalho terá uma contribuição do desempenho laboratorial, do relatório escrito/apresentação oral e da discussão do mesmo (quando aplicável) nota final da UC.

6.            A avaliação do caderno de laboratório (um por grupo de 3 alunos) será feita no final do semestre e permitirá alterar a nota final até um valor (escala de 20 valores).

7.            Como aconteceu na UC antecedente (1º semestre), antes de cada aula laboratorial cada grupo deverá efectuar os cálculos respeitantes às soluções que irá preparar para a execução prática. Esses cálculos deverão estar disponíveis no caderno de laboratório do grupo e serão objecto de validação pelo docente na parte inicial da aula.