Métodos de Avaliação
Componentes de avaliação:
· Dois testes realizados em comum por todos os alunos (9 de Abril e 11 de Junho). Possibilidade de repescar um dos testes a 27 de Junho, sobrepondo-se a nota da repescagem à nota do teste respectivo;
· Projecto de programação em grupos de dois alunos;
· Exercícios realizados durante as aulas práticas.
Condições para a realização dos exercícios nas aulas práticas:
· Todas as semanas são escolhidos exercícios da série de exercícios; estes exercícios serão resolvidos pelos alunos na próxima aula prática;
· Em todas as aulas práticas os alunos são chamados ao quadro para resolverem um dos exercícios. Cada aluno é avaliado com uma das notas 0, 5, 10, 15 ou 20;
· Durante um semestre cada aluno é avaliado, no mínimo, três vezes;
· Os trabalhadores estudantes serão informados dos dias em que decorrerão as suas avaliações.
Para obter aprovação na disciplina, as seguintes condições têm que ser cumulativamente verificadas:
· A média aritmética dos dois testes realizados em comum é superior ou igual a 9.5 valores;
· A nota do projecto é superior ou igual a 9.5 valores.
Nestas condições, a nota é calculada como o maior dos seguintes cálculos:
Cálculo 1: Projecto 30 %, Média aritmética da avaliação das aulas práticas 15 %, Média aritmética dos testes 55 %
Cálculo 2: Projecto 30 %, Média aritmética dos testes 70 %
As notas dos projectos, assim como as dos testes, serão publicadas na página da disciplina, podendo ser contestadas na semana seguinte à da publicação. Após esse período, as notas são consideradas definitivas e não se aceitam reclamações seja qual for o pretexto.
Todo o aluno que for apanhado a copiar numa dada prova terá a classificação de reprovado na disciplina. Trabalhos iguais, ou muito semelhantes, serão considerados cópias. As cópias que detectadas penalizam igualmente tanto o aluno que copia como o aluno que deixa copiar. O corpo docente da cadeira será o único juiz do que se considera ou não copiar numa dada prova.
Qualquer aluno poderá ser sujeito a uma oral (ao critério do corpo docente da disciplina) cujo resultado será a nota final.
Avaliação em época especial
Em época especial (para os alunos que tenham direito a esta) será apenas realizado um exame, cujo peso na nota final é de 100%.
Aproveitamento de notas para anos seguintes
Os alunos que não obtêm aprovação à disciplina não terão quaisquer notas aproveitadas para realizações da cadeira em anos seguintes.