Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

- Familiarização com experiências fundamentais em Física Microscópica Moderna, em Física das Radiações e Física Atómica das camadas internas. - Aplicação de técnicas e métodos experimentais atemas mais complexos: técnicas de detecção, calibrações, resoluções, correcções (tempo morto, eficiências), análise estatística de dados, interpretação quantitativa de leis físicas. - Introdução da prática laboratorial do livro de bordo (logbook), onde cada aluno reporta dados brutos e cálculos relativos a cada sessão, e desenvolve posteriormente a análise de dados de cada trabalho. - Apresentação oral de um dos trabalhos, também elaborado sob a forma de artigo. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de físicas básicas, estatística, circuitos electricos e electrónica, processamento de dados, programação e física experimental no campo da mecânica, electromagnetismo e termodinâmica.