Últimos anúncios

Funcionamento da UC LET na fase vermelha de funcionamento do IST

21 fevereiro 2021, 18:33 João Luís Maia Figueirinhas

Caros Senhores Alunos

Em face da fase atual de funcionamento do IST a UC Laboratório de Eletromagnetismo e Termodinâmica irá ter no seu arranque unicamente funcionamento remoto. Logo que seja possível retomaremos o funcionamento presencial com escalonamento dos alunos em cada sessão de lab. Nesta situação de exceção, as aulas teóricas irão ser dadas remotamente no horário habitual de funcionamento. As aulas de laboratório são substituídas por aulas remotas onde é feita uma exposição detalhada de cada experiência, incluindo os seus objetivos, princípios físicos subjacentes, montagem experimental usada e processos de medição utilizados na recolha de dados. Será disponibilizado a cada grupo um conjunto distinto de dados recolhidos no laboratório em cada experiência. Em algumas experiências será possível um controlo e recolha de dados remotos pelos Alunos e nesses casos serão utilizados por cada grupo os dados por si recolhidos. Com base nestes dados cada grupo elaborará um relatório seguindo as normas estabelecidas no início do semestre e que serão discutidas na 1ª aula remota de substituição do lab. Será apresentada uma experiência distinta em cada sessão semanal de lab, a mesma experiência para todos os turnos de lab. em cada semana. Nas aulas remotas de substituição do laboratório, terão de estar presentes em cada sessão todos os alunos do turno, iremos registar as presenças, alunos de outros turnos também podem assistir, mas não podem intervir. A aula será agendada antecipadamente, recebendo cada aluno um link para a sessão de zoom marcada para a realização da aula. No início da aula é feita a verificação das presenças. Segue-se uma apresentação em power point da experiência. No final da apresentação ocorrerá uma sessão de dúvidas com os alunos sobre a experiência. Os dados recolhidos em cada parte da experiência serão enviados por email a caga grupo de alunos. Cada grupo irá tratar um conjunto diferente de dados, não sendo permitidas trocas entre grupos dos dados para análise. O relatório é devido por email até ao fim do dia da sessão seguinte da aula remota de substituição do lab. Os protocolos de cada experiência estão publicados na página alternativa da UC (endereço 193.136.137.35) e poderão ainda sofrer algumas alterações de atualização. O horário de dúvidas será cumprido através de uma sessão zoom previamente publicitada aos alunos.

A avaliação na UC sofre as seguintes alterações durante o estado atual:

-Não ocorre preenchimento do logbook nas sessões remotas de substituição do lab. Não há fichas nas aulas teóricas remotas. A avaliação irá incidir sobre 6 relatórios das 10 experiências que serão realizadas e sobre a prova final individual nas percentagens de 75%-25% respetivamente. É obrigatória a entrega do relatório sobre uma das máquinas térmicas e o relatório sobre a Indução de Faraday. Os outros 4 relatórios a serem entregues serão escolhidos por cada grupo.  Mantem-se em vigor a realização presencial da prova final individual de realização de um relatório de uma das experiências do programa. Caso se verifique que a realização da prova final individual tenha de ser remota, será discutido com o Sr. Delegado um formato alternativo para essa prova a realizar remotamente.

Qualquer assunto não contemplado nesta nota informativa deve ser tratado de preferência com o Sr. Delegado que fará o favor de o discutir com os docentes.

Lisboa, 19 de Fevereiro de 2021

Os docentes