Últimos anúncios

enunciado do trabalho prático

18 novembro 2005, 12:13 João Pedro Carvalho

Enunciado do trabalho prático

Seleccione 2 arruamentos nas seguintes zonas (os dois arruamentos serão em distintas zonas):

  • Residencial;
  • Comercial;
  • Industrial;
  • Hipermercado;
  • "Campus" universitário;
  • Parque desportivo;
  • Estação de comboios;
  • Igreja;
  • Teatro;
  • Outra situação a considerar.

1. Faça a planta e o perfil transversal de cada rua. Procure dar uma atenção particular à largura da faixa de rodagem e dos passeios. Indique as dimensões e inclinações que utilizar.

Apresente uma fotografia de cada arruamento de forma ilustrar o referido perfil transversal.

Comente a geometria do arruamento tendo em conta o sector onde ele se situa. Faça comentários críticos sobre o arruamento, a sua operacionalidade e a sua funcionalidade em função das respectivas geometria e estrutura.

2. Passeios. Calcule o nível de serviço dos passeios existentes. Faça 2 secções por cada passeio. Calcule o fluxo (número de peões por unidade de tempo) num período de ponta e fora do período de ponta, a largura bruta e a largura útil.

Comente os resultados obtidos (caso o passeio lhe tenha suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente, dentro de limites aceitáveis).

3. Estacionamento da rua. Faça um desenho dos estacionamentos disponíveis num dos arruamentos seleccionados (indique de forma clara as zonas de estacionamento e as respectivas dimensões).

Indique o tipo de ocupação do sector e o número de lugares necessários (arbitre os valores, se necessário, dentro de limites razoáveis).

Comente os resultados obtidos (se este caso lhe tiver suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente, dentro de limites aceitáveis).

4. Drenagem da rua. Comente o tipo de drenagem superficial do arruamento (inclinações dos passeios, secções disponíveis para escoamento das águas junto do lancil, contribuições das drenagens dos prédios vizinhos, sumidoourtos e sarjestas, etc).

Comente os resultados obtidos (se a drenagem da rua lhe tiver suscitado uma opinião desfavorável na sua análise, refira como faria eventualmente para melhorar a situação existente, dentro de limites aceitáveis).

5. Estrutura do passeio e do arruamento. No perfil transversal dos arruamentos, esquematize a sua estrutura (passeios e zonas de estacionamento e circulação de veículos). Arbitre os valores que entender serem necessários. Comente os resultados.

6. Serviços. No perfil transversal dos arruamentos, esquematize a localização dos vários serviços identificados (esgotos pluviais e domésticos, água, electricidade, telefones, gás, TV cabo, etc), quer nos passeios quer nas zonas de estacionamento e circulação de veículos. Arbitre valores se necessário. Comente os resultados obtidos.

Corpo Docente

Joao de Quinhones Levy

Responsável


Joaquim Jorge Da Costa Paulino Pereira
pereira@tecnico.ulisboa.pt