Métodos de Avaliação

1- A avaliação de conhecimentos inclui dois testes escritos individuais, ou um exame de recurso.

Cada teste cobrirá metade da matéria da disciplina, sendo o primeiro feito numa das semanas seguintes ao meio do período de aulas e o segundo durante a época normal de exames.

A nota global da avaliação por testes será a média das duas classificações obtidas. Para aprovação, a nota global terá de ser igual ou superior a dez valores não podendo nenhuma das notas dos testes ser inferior a oito valores.

No exame de recurso será feita a avaliação de conhecimentos sobre a totalidade da matéria leccionada, sendo a prova de exame constituída por duas componentes individualizáveis, correspondendo, cada uma, a uma das partes cobertas pelos testes, para permitir as correspondentes repescagens.

Quem tiver optado por fazer a avaliação por exame terá de fazer a prova completa, sendo necessário obter uma nota igual ou superior a dez valores para aprovação, não havendo neste caso restrições às classificações parciais.

Quem estiver a fazer melhoria das notas obtidas nos testes pode optar por fazer só uma ou ambas as partes do exame em separado, correspondentes às classificações insatisfatórias.

Na época especial, a avaliação será feita através de um único exame, com as mesmas regras usadas para a avaliação exclusivamente por exame da época normal.

2- Em qualquer uma das épocas de exames, o trabalho laboratorial é opcional. Se este trabalho for feito a componente de testes/exame passará a ter um peso de 70% e a componente do trabalho um peso de 30% na classificação final.

O relatório do trabalho de laboratório será feito por grupos, preferencialmente de três a quatro alunos, durante as horas de estudo não presenciais. O período de execução será a segunda metade do período de aulas. Não existe uma classificação mínima para esta componente de avaliação e, nesta opção, a classificação da componente de testes/exame passará a ter de ser igual ou superior a 9 valores.

3- A nota final a lançar na pauta será a melhor das obtidas nas opções 1 ou 2.