Enunciado Laboratório 3

Materiais para o lab.

1. Objetivos

  • Bake-off 1
  • Avaliação do PAF
  • Introdução bake-off 2

2. Preparação da Aula

  • Finalizar PAF
  • Submeter .fig via Fenix (dois dias úteis antes do lab 3)
    • Apenas um membro do grupo terá de realizar a entrega;
    • Têm de entregar até dois dias úteis antes do Lab 3. Ex., se o vosso lab é 4ª-feira têm de entregar até às 23h59 de 2ª-feira.
    • Devem submeter o protótipo Figma (.fig) -- em Figma.com ir a File > Save local copy.
    • O nome deste documento deve ter o seguinte formato: <COD_LAB>_G<GRUPO>.fig, por ex.: IPM3L04_G42.fig

3. Tarefas na Aula

A aula será dividida em duas partes:


3.1. Bake-off 1 e Avaliação do PAF

  • Irão receber um email do docente do laboratório com a lista de protótipos que deverão avaliar.
  • Vão completar os projetos por ordem aleatória, usando https://www.random.org/lists/ para gerar uma ordem aleatória.
  • Tomem nota dos resultados que obtiveram na tarefa 1 e 3.
    • Tarefa 1 - Qual o quizz com a data de fim mais próxima de hoje?
      • Tomem nota de: UC do quiz, duração do quiz, ordem das tarefas do quiz, tem restrição de voltar atrás?
    • Tarefa 3 - Identificar o resultado do quiz “mini-teste 1” da UC de IPM, quais as respostas erradas e respetiva resposta correta.
      • Tomem nota de: resultado obtido no quiz, respostas erradas, soluções para respostas erradas
  • Após a utilização de cada protótipo irão respondem a um questionário que incluí o UEQ-S.

  • Quando terminarem de usar todos os protótipos, o docente irá avaliar as opções de desenho do PAF. Devem conseguir justificar as vossas opções de desenho com base nos resultados da última avaliação formativa e conceitos teóricos (princípios de desenho de ecrãs, heurísticas de usabilidade, e desenho de interface móveis)

3.2. Bake-off 2

  • Ler enunciado
  • Testar código-fonte fornecido
  • Iniciar recolha de dados de desempenho (i.e., “tempos médios por alvo com penalização” com os próprios membros do grupo (4 utilizadores) – guardar esta informação para a próxima aula (por ex. numa spreadsheet)
  • Familiarização com p5.js e ideação sobre possíveis alterações ao código-fonte

4. Após a Aula

  • Finalizar recolha de dados de desempenho com mais 6 utilizadores (com o código-fonte fornecido) – guardar esta informação para a próxima aula (por ex. numa spreadsheet)
  • Criar novo protótipo funcional com base nas “leis” de Fatores Humanos, Princípios de Desenho, Heurísticas, etc. (ver aula teóricas)