Enunciado Laboratório 3
1. Objetivos
- Bake-off 1
- Avaliação do PAF
- Introdução bake-off 2
2. Preparação da Aula
- Finalizar PAF
- Submeter .fig via Fenix (dois dias úteis antes do lab 3)
- Apenas um membro do grupo terá de realizar a entrega;
- Têm de entregar até dois dias úteis antes do Lab 3. Ex., se o vosso lab é 4ª-feira têm de entregar até às 23h59 de 2ª-feira.
- Devem submeter o protótipo Figma (.fig) -- em Figma.com ir a File > Save local copy.
- O nome deste documento deve ter o seguinte formato: <COD_LAB>_G<GRUPO>.fig, por ex.: IPM3L04_G42.fig
3. Tarefas na Aula
A aula será dividida em duas partes:
3.1. Bake-off 1 e Avaliação do PAF
- Irão receber um email do docente do laboratório com a lista de protótipos que deverão avaliar.
- Vão completar os projetos por ordem aleatória, usando https://www.random.org/lists/ para gerar uma ordem aleatória.
- Tomem nota dos resultados que obtiveram na tarefa 1 e 3.
- Tarefa 1 - Qual o quizz com a data de fim mais próxima de hoje?
- Tomem nota de: UC do quiz, duração do quiz, ordem das tarefas do quiz, tem restrição de voltar atrás?
- Tarefa 3 - Identificar o resultado do quiz “mini-teste 1” da UC de IPM, quais as respostas erradas e respetiva resposta correta.
- Tomem nota de: resultado obtido no quiz, respostas erradas, soluções para respostas erradas
- Após a utilização de cada protótipo irão respondem a um questionário que incluí o UEQ-S.
- Quando terminarem de usar todos os protótipos, o docente irá avaliar as opções de desenho do PAF. Devem conseguir justificar as vossas opções de desenho com base nos resultados da última avaliação formativa e conceitos teóricos (princípios de desenho de ecrãs, heurísticas de usabilidade, e desenho de interface móveis)
3.2. Bake-off 2
- Ler enunciado
- Testar código-fonte fornecido
- Iniciar recolha de dados de desempenho (i.e., “tempos médios por alvo com penalização” com os próprios membros do grupo (4 utilizadores) – guardar esta informação para a próxima aula (por ex. numa spreadsheet)
- Familiarização com p5.js e ideação sobre possíveis alterações ao código-fonte
4. Após a Aula
- Finalizar recolha de dados de desempenho com mais 6 utilizadores (com o código-fonte fornecido) – guardar esta informação para a próxima aula (por ex. numa spreadsheet)
- Criar novo protótipo funcional com base nas “leis” de Fatores Humanos, Princípios de Desenho, Heurísticas, etc. (ver aula teóricas)