Enunciado Laboratório 2

Materiais para o lab

1. Objetivos

  • Avaliação formativa do PBF
  • Criar protótipo de alta-fidelidade

2. Preparação da Aula

  • Finalizar PBF
  • Preparar avaliação formativa para próxima aula (WoZ + Think-aloud + UEQ-S)
  • Tutorial Figma (ver enunciado do bake-off 1)
  • Idealmente realizar iteração ao PBF (avaliação formativa + redesenho)

3. Tarefas na Aula

A aula será dividida em duas partes:

3.1. Avaliação formativa ao PBF

  • Devem usar os métodos e instrumentos explicados nas aulas teóricas: teste de usabilidade, wizard of oz, think-aloud e user experience questionnaire (UEQ-S)
  • Preparar avaliação formativa e papel de cada membro do grupo
    • Preparar script de avaliação (deve incluir o UEQ-S)
    • 1 facilitador que recebe e interage com os participantes
    • 1 wizard que manipula o PBF com base nas seleções do participante
    • 2 observadores que tiram notas sobre comentários do participante e/ou problemas de usabilidade
    • 1 participante de outro grupo que irá usar o PBF
  • Realizar avaliação formativa
    • Cada teste deverá durar ~5-10m
    • Não ajudar/falar com o utilizador durante a avaliação
    • Wizard só responde às seleções do participante!
    • Tentar fazer 5 avaliações (mínimo: 3, máximo: 5)
    • Após avaliações, discutir principais pain points e aspetos a melhorar

3.2. Criação de protótipo de alta-fidelidade

  • Consolidar re-desenho do PBF
  • Criar PAF em Figma, pelo menos, uma tarefa do enunciado

4. Após a Aula

  • Finalizar PAF
  • Idealmente realizar iteração ao PAF (avaliação formativa + redesenho)
  • Submeter PAF dois dias úteis antes do próximo lab via Fenix