Enunciado Laboratório 2
1. Objetivos
- Avaliação formativa do PBF
- Criar protótipo de alta-fidelidade
2. Preparação da Aula
- Finalizar PBF
- Preparar avaliação formativa para próxima aula (WoZ + Think-aloud + UEQ-S)
- Tutorial Figma (ver enunciado do bake-off 1)
- Idealmente realizar iteração ao PBF (avaliação formativa + redesenho)
3. Tarefas na Aula
A aula será dividida em duas partes:
3.1. Avaliação formativa ao PBF
- Devem usar os métodos e instrumentos explicados nas aulas teóricas: teste de usabilidade, wizard of oz, think-aloud e user experience questionnaire (UEQ-S)
- Preparar avaliação formativa e papel de cada membro do grupo
- Preparar script de avaliação (deve incluir o UEQ-S)
- 1 facilitador que recebe e interage com os participantes
- 1 wizard que manipula o PBF com base nas seleções do participante
- 2 observadores que tiram notas sobre comentários do participante e/ou problemas de usabilidade
- 1 participante de outro grupo que irá usar o PBF
- Realizar avaliação formativa
- Cada teste deverá durar ~5-10m
- Não ajudar/falar com o utilizador durante a avaliação
- Wizard só responde às seleções do participante!
- Tentar fazer 5 avaliações (mínimo: 3, máximo: 5)
- Após avaliações, discutir principais pain points e aspetos a melhorar
3.2. Criação de protótipo de alta-fidelidade
- Consolidar re-desenho do PBF
- Criar PAF em Figma, pelo menos, uma tarefa do enunciado
4. Após a Aula
- Finalizar PAF
- Idealmente realizar iteração ao PAF (avaliação formativa + redesenho)
- Submeter PAF dois dias úteis antes do próximo lab via Fenix