Protótipo de Papel

1. Objectivos

Criar o protótipo de papel (completo, solução conjunta)

Realizar avaliações heurísticas ao protótipo de papel

2. Como Preparar a Aula

Criar um protótipo de papel que simule por completo a vossa aplicação ou dispositivo (uma combinação das melhores ideias dos protótipos da aula anterior)

Criar um storyboard para cada uma das 3 tarefas

Continuar a explorar a tecnologia e as ferramentas que vão utilizar no projecto

3. Tarefas na Aula

Avaliação ao 1º protótipo funcional por dois grupos avaliadores distintos: 

- o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 3 tarefas

- um elemento do grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, enquanto os outros elementos anotam os erros encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen

- a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos


Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:

1. Tornar o estado do sistema visível

2. Falar a linguagem do utilizador

3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio

4. Consistência e aderência a normas

5. Evitar erros

6. Reconhecimento em vez de lembrança

7. Flexibilidade e eficiência

8. Desenho de ecrã estético e minimalista

9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

10. Dar ajuda e documentação

 

Enviar o relatório de avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com até ao final do dia:

- o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado (ex: 14-16.pdf)

- o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 6 - IPM3L03 - 14 - 16)

Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas a quem se tem de enviar o relatório.