Protótipo de Papel
1. Objectivos
Criar o protótipo de papel (completo, solução conjunta)
Realizar avaliações heurísticas ao protótipo de papel
2. Como Preparar a Aula
Criar um protótipo de papel que simule por completo a vossa aplicação ou dispositivo (uma combinação das melhores ideias dos protótipos da aula anterior)
Criar um storyboard para cada uma das 3 tarefas
Continuar a explorar a tecnologia e as ferramentas que vão utilizar no projecto
3. Tarefas na Aula
Avaliação ao 1º protótipo funcional por dois grupos avaliadores distintos:
- o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 3 tarefas
- um elemento do grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, enquanto os outros elementos anotam os erros encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
- a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
1. Tornar o estado do sistema visível
2. Falar a linguagem do utilizador
3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
4. Consistência e aderência a normas
5. Evitar erros
6. Reconhecimento em vez de lembrança
7. Flexibilidade e eficiência
8. Desenho de ecrã estético e minimalista
9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
10. Dar ajuda e documentação
Enviar o relatório de avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com até ao final do dia:
- o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado (ex: 14-16.pdf)
- o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 6 - IPM3L03 - 14 - 16)
Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas a quem se tem de enviar o relatório.