Análise de Tarefas

1. Objectivos

Fazer a análise de tarefas do projecto

Apresentar a análise de tarefas do projecto

2. Como Preparar a Aula

Realizar um inquérito a um mínimo de 15 utilizadores-alvo do projecto, recorrendo o questionário elaborado na última aula

Analisar os dados recolhidos no inquérito e responder às 11 perguntas da análise de tarefas

Criar uma lista de requisitos funcionais para o projecto e, com base nessa lista, descrever 3 tarefas nas quais se irão focar até ao final do trabalho

A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica, de forma a que a tarefa seja repetível. Deve enunciar um objectivo a cumprir e não o modo como a tarefa é realizada (ex: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar com o cartão multibanco").

Definir para cada uma das tarefas os respectivos critérios de usabilidade

Preparar uma apresentação powerpoint que:

- tenha um máximo de 10 slides

- resuma as respostas às perguntas mais relevantes da análise de tarefas (apoiada pelos dados recolhidos nos inquéritos)

- apresente a descrição das 3 tarefas com os respectivos critérios de usabilidade

Enviar a apresentação para ipm.leic@gmail.com até às 00h do dia anterior à aula:

- o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo (ex: 14.pptx)

- o "subject" da mensagem deve ser Aula 3 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 3 - IPM3L03 - 14)

3. Tarefas na Aula

Apenas metade dos grupos fará apresentações. Os restantes apresentarão na próxima aula.

Apresentação da análise de tarefas:

- cada grupo dispõe de 10 minutos para fazer a apresentação

- o docente fará alguns comentários e ajustará as tarefas propostas

Os grupos que não apresentam nesta aula também receberão comentários do docente.