Sumários

Apresentação e Página do Grupo e Introdução ao HTML

22 fevereiro 2019, 10:00 João Brisson

Introdução aos laboratórios.

Apresentação do tema a explorar nas aulas de laboratório

Avaliação da página do grupo.

Introdução à tecnologia HTML


Apresentação e Página do Grupo e Introdução ao HTML

22 fevereiro 2019, 08:00 João Brisson

Introdução aos laboratórios.

Apresentação do tema a explorar nas aulas de laboratório

Avaliação da página do grupo.

Introdução à tecnologia HTML


Análise de Utilizadores e Tarefas I

21 fevereiro 2019, 15:00 Sandra Pereira Gama

Exercício de avaliação de interfaces. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de tarefas. O que é, o que se obtem e os seus elementos essenciais. As 11 Perguntas para caracterizar utilizadores e tarefas. Exemplo da "Pauta Mágica" para ilustrar as 11 perguntas. Seleção de tarefas para o design da interface. Exemplos de boas e más tarefas.


Análise de Utilizadores e Tarefas I

21 fevereiro 2019, 13:30 Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Exercício de avaliação de interfaces. O que é Análise de Utilizadores e Tarefas, e porque se faz? Análise de tarefas. O que é, o que se obtem e os seus elementos essenciais. As 11 Perguntas para caracterizar utilizadores e tarefas. Exemplo da "Pauta Mágica" para ilustrar as 11 perguntas. Seleção de tarefas para o design da interface. Exemplos de boas e más tarefas.


Apresentação e Introdução

19 fevereiro 2019, 15:00 Sandra Pereira Gama

Apresentação da disciplina, objetivos, métodos e processo de avaliação. O que são interfaces. Motivação do estudo de IPM, exemplos de interfaces utilizador e sistemas interativos. Conceitos base de IPM, objetivos, definição e papel das interfaces. Exercício de avaliação de interfaces e apresentação de vídeos de novas interfaces.
Exercícios de avaliação de interfaces. Definição de Usabilidade segundo as normas ISO e os seus diferentes aspetos (Aprendizagem, eficácia, eficiência, memorização, prevenção de erros e satisfação). Objectivos de usabilidade e de experiência de utilização.  O ciclo de design iterativo, as suas quatro fases e o desenho centrado no utilizador. Princípios de design e de Usabilidade. A Engenharia de Usabilidade como metodologia para assegurar a usabilidade.