Aula 6: Protótipo Funcional – Organização Geral e 1ª Funcionalidade

1. Objetivos

Implementar uma primeira versão do protótipo funcional, usando como base uma funcionalidade apenas. O foco deverá estar na organização geral do protótipo, demonstrando uma solução credível e escalável para as restantes funcionalidades.

2. Preparação da Aula

Implementar um protótipo funcional que demonstre a organização geral e pelo menos uma das funcionalidades escolhidas. O foco deverá estar em mostrar a organização geral da interface. O layout dos vários elementos, tal como já desenhado no Protótipo em Papel, deve já estar realizado em HTML5, especialmente no ecrã inicial. Mais do que uma coleção de ecrãs desagregados, deverão criar a estrutura que vos permita, em laboratórios subsequentes, a inclusão das várias funcionalidades sem ter que desenhar tudo de raiz para cada uma delas. Lembrem-se que uma boa interface deve ser consistente, tanto em termos de layout como no estilo dos elementos gráficos, texto, etc. O texto deve ser legível (tamanho e contraste), e a linguagem usada deve ser compreensível pelo utilizador (e consistente com o Modelo Conceptual).

Para além das questões estruturais, devem também já começar a implementação da primeira funcionalidade. Lembrem-se que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex: “encomendar bebidas” não é apenas “encomendar vodka com laranja”).

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.

3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

4. Tarefas depois da Aula

A próxima aula será avaliada, também, de acordo com o que tiver sido implementado no protótipo. Alguns dos critérios poderão coincidir com os da aula atual (onde se justificar) mas a sobreposição não será, evidentemente, total. É, pois, possível (mas indesejável) avançar na implementação do protótipo sem corrigir alguns dos aspetos apontados como mais fracos nesta aula. No entanto, não o fazer acarreta o risco de propagar esses erros até uma fase mais tardia onde serão muito mais complicados de corrigir (por algum motivo escalonamos as coisas como o fazemos…).

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.