Aula 10: Protótipo Funcional – Integração


1. Objetivos

Aumentar a coesão do protótipo, com foco na integração das funcionalidades.

2. Preparação da Aula

Continuar a implementação do protótipo funcional. Nesta aula o foco é a integração entre as funcionalidades (por exemplo, uma funcionalidade de “chamar um táxi” pode estar integrada com a do “medidor de taxa de alcoolémia” havendo uma sugestão de chamar o táxi se o utilizador já não dever conduzir, etc.). Terão, também, a oportunidade de finalizar aspetos ainda incompletos das várias funcionalidades desenvolvidas.

A preocupação deve estar ao nível da funcionalidade e não do aspeto. Devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (alinhamentos, tipos de letra, proximidade, etc.), mas o aspeto final (imagens, cores, etc.) não é, ainda, importante. Devem, no entanto, preparar as coisas tão bem quanto possível para conseguirem ter o aspeto final na próxima entrega, a última, do protótipo. Foquem-se na integração/interligação entre as tarefas, com especial cuidado em manter o estado do sistema visível entre tarefas. A navegação deve ser consistente e deve haver flexibilidade e eficiência e fomentar-se o reconhecimento em vez de lembrança. Também não se deve descurar a funcionalidade de ajuda.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.

3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.