Laboratório 13 - Bake-off 3


1. Objetivos

  • Sessão de bake-off


2. Preparação da Aula

  1. User última versão do código fonte disponibilizado a 5 de Maio. Caso contrário serão desqualificados do bake-off.

  2. Terminar protótipo: não se esqueçam de colocar NUM_REPEATS a 2, e de usarem o método fullScreen(); caso seja necessário instalar bibliotecas, informem o docente do lab 48h antes da sessão para que os vossos colegas as possam instalar. Caso usem ficheiros adicionais, têm de os incluir na pasta do projeto.

  3. Criar ficheiro de instruções: podem colocar um ficheiro de instruções .txt na pasta do protótipo que descreve qualquer informação específica da vossa interface. Isto irá substituir o papel do Facilitador do teste

  4. Renomear pasta: a pasta do projeto deverá identificar o vosso grupo. Caso o projeto não esteja identificado, isto resultará na desqualificação do bake-off.

  5. Criar .zip: criem um .zip da pasta do projeto com identificação do grupo

  6. Upload do .zip: façam upload dos .zip para um serviço cloud (ex. Dropbox, OneDrive, Google Drive, sigma)

  7. Guardar ficheiro "ppi.txt": guardem o ficheiro "ppi.txt" que têm usado com a informação do ppi do vosso ecrã.

    • Lembrem-se de calcular este PPI com base na resolução nativa do vosso ecrã. Isto é, verifiquem as especificações do hardware do vosso ecrã e não as settings do sistema operativo. Este último apenas indica que resolução que está a usar, não a densidade física de pixels por polegada do vosso ecrã.

    • A forma mais simples de verificarem que têm o PPI correto é medindo o tamanho da área do teclado ? tem de ter obrigatoriamente 4 x 3 cm.


3. Tarefas a Realizar na Aula

Fase setup

  1. Entrar no Zoom: entrem no Zoom usando o vosso nome e grupo até à hora da aula
  2. Enviar link .zip: ao entrarem enviem ao docente uma mensagem privada através do Zoom com o link para o código fonte do vosso protótipo (.zip)
  3. Receção de lista de projetos: como participantes, irão receber um email com a lista de projetos a testarem. 
  4. Aleatorizar lista: Coloquem a lista de projetos aqui - https://www.random.org/lists/ - selecionem ?randomize? e testem os projetos pela ordem gerada. 
  5. Usar rato: devem completar estas tarefas usando o rato e não o trackpad.


Fase teste

  1. Copiar ppi.txt: após abrirem o arquivo de um colega, o primeiro passo será copiarem o "ppi.txt" que têm usado com a informação do PPI do vosso ecrã para a pasta do projeto
  2. Ler instruções: caso exista um ficheiro de instruções, leiam-no antes de usar a solução. Lembrem-se que não poderão falar com os vossos participantes durante os testes
  3. Testem, 2 vezes: completem o teste duas vezes. Isto de maneira a ganharem experiência com as técnicas e interface do protótipo. 
  4. Renomear imagens: após completarem o teste, alterem o nome das imagens que foram criadas para "ist1xxxxx_G<grupoavaliado>_<tentativa>.png"
  5. Enviar mensagem: enviem ao docente uma mensagem privada no Zoom com o WPM mais alto (ajustado com penalização) antes de começarem o projeto seguinte
  6. Enviar ficheiros .png: quando terminarem todos os testes, enviem ao docente um .zip com os ficheiros .png de todos os grupos (via email ou Zoom). Após podem sair do Zoom

Na fase de teste, o docente irá fazer mute a todos os participantes para que possam estar concentrados a realizar as tarefas. Podem sempre enviar uma mensagem privada no Zoom se encontrarem algum problema. 


Não seguir as regras descritas acima resultará em penalizações na nota que poderá chegar à desqualificação do bake-off.


4. Após a Aula

  • Preparar submissão do bake-off 3 (protótipo e vídeo)

  • Realizar submissão via Discord exclusivamente no dia 22 de Maio até às 23h59