Aula 6: Protótipo Funcional – Organização Geral e 1ª Funcionalidade


1. Objetivos

Codificar uma primeira versão do protótipo funcional, usando como base uma funcionalidade apenas. O foco deverá estar no ecrã inicial e organização geral do protótipo, demonstrando uma solução credível e escalável para as restantes funcionalidades.


2. Preparação da Aula

Realizar um protótipo funcional que demonstre a organização geral e pelo menos uma das funcionalidades escolhidas. O foco deverá estar em mostrar a organização geral da interface. O layout dos vários elementos, tal como já desenhado no Protótipo em Papel, deve já estar realizado em HTML5, especialmente no ecrã inicial. Mais do que uma coleção de ecrãs desagregados, deverão criar a estrutura que vos permita, em laboratórios subsequentes, a inclusão das várias funcionalidades sem ter que desenhar tudo de raiz para cada uma delas. Lembrem-se que uma boa interface deve ser consistente, tanto em termos de layout como no estilo dos elementos gráficos, texto, etc. O texto deve ser legível (tamanho e contraste), e a linguagem usada deve ser compreensível pelo utilizador (e consistente com o Modelo Conceptual).

Para além das questões estruturais, devem também já começar a realização da primeira funcionalidade. Lembrem-se que uma funcionalidade completa envolve dar ao utilizador liberdade de escolha (ex: “encomendar bebidas” não é apenas “encomendar vodka com laranja”).

Recorda-se ainda que não é necessária nem desejável a realização de nenhum backend ou servidor. Devem manter o estado (por exemplo, se o utilizador escolher o vodka com laranja, no ecrã para pagar deve aparecer essa bebida e não outra), mas isso pode e deve ser simulado usando uma de várias formas disponíveis para isso em HTML (Client-Side Storage, cookies ou até mesmo variáveis globais em JavaScript).

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.


3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

 

4. Tarefas depois da Aula

 Apesar desta aula não ser avaliada, a próxima aula sê-lo-á, de acordo com o que tiver sido realizado no protótipo. É, pois, altamente vantajoso e recomendável corrigir os aspetos apontados como mais fracos nesta aula.