Aula 5: Avaliação Heurística do Protótipo de Papel


1.1 Objetivos

Criar o protótipo de papelRealizar avaliações heurísticas ao protótipo de papel

1.2 Preparação da Aula

Ler o Capítulo 9 do livro sobre Avaliação Heurística.Criar um protótipo de papel que simule por completo o vosso sistemaCriar um storyboard para cada uma das 3 funcionalidades.Trazer o protótipo de papel e os storyboards para a aula (em papel, obviamente).
Nota: Devem continuar a explorar e familiarizar-se com a tecnologia HTML5. Não esqueçam que um protótipo em papel não é um storyboard recortado.

1.3 Tarefas na Aula

Avaliação Heurística dos protótipos de papel. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.
  • o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 3 funcionalidades escolhidas
  • o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
  • devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução).
  • a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos

Tipicamente, sobrará tempo (2x20min mais 10min de acertos = 50min, sobram 30min). Deverão usá-lo para (pelo menos começar) a preparar o relatório da vossa avaliação (ver abaixo), para enviar aos colegas avaliados.
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
  1. Tornar o estado do sistema visível
  2. Correspondência entre o sistema e o mundo real
  3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio
  4. Consistência e adesão a normas
  5. Evitar erros
  6. Reconhecimento em vez de lembrança
  7. Flexibilidade e eficiência
  8. Desenho estético e minimalista
  9. Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
  10. Dar ajuda e documentação

1.4 Tarefas depois da Aula

Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com no máximo até ao final do dia em que decorre a aula (23:59):
  • o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado. Não esquecer de colocar A ou T de acordo com o campus (ex: 14A-16A.pdf)
  • o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 6 - IPM3L03 - 14A - 16A)

Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.

A nota desta aula poderá subir até dois valores se apresentarem uma versão corrigida do PBF e/ou Storyboards de acordo com as sugestões do docente até à semana seguinte.

Para tal, na próxima aula devem trazer em papel, e colocar no vosso site a versão melhorada, para apreciação do docente.