Aula 5: Avaliação Heurística do Protótipo de Papel
1.1 Objetivos
Criar o protótipo de papelRealizar avaliações heurísticas ao protótipo de papel1.2 Preparação da Aula
Ler o Capítulo 9 do livro sobre Avaliação Heurística.Criar um protótipo de papel que simule por completo o vosso sistemaCriar um storyboard para cada uma das 3 funcionalidades.Trazer o protótipo de papel e os storyboards para a aula (em papel, obviamente).Nota: Devem continuar a explorar e familiarizar-se com a tecnologia HTML5. Não esqueçam que um protótipo em papel não é um storyboard recortado.
1.3 Tarefas na Aula
Avaliação Heurística dos protótipos de papel. Cada grupo vai fazer de avaliador (perito) e de avaliado.- o grupo avaliado começa por explicar sucintamente o protótipo e as 3 funcionalidades escolhidas
- o grupo avaliador realiza cada uma das tarefas, e anota os problemas de usabilidade encontrados tendo em conta as 10 heurísticas de Nielsen
- devem identificar pelo menos 10 problemas de usabilidade em cada trabalho avaliado, e descrevê-los como aprenderam na aula teórica (título, descrição, heurísticas violadas, severidade e proposta de solução).
- a duração máxima de cada avaliação é de 20 minutos
Tipicamente, sobrará tempo (2x20min mais 10min de acertos = 50min, sobram 30min). Deverão usá-lo para (pelo menos começar) a preparar o relatório da vossa avaliação (ver abaixo), para enviar aos colegas avaliados.
Resumo das 10 heurísticas de Nielsen:
- Tornar o estado do sistema visível
- Correspondência entre o sistema e o mundo real
- Utilizador controla e exerce livre arbítrio
- Consistência e adesão a normas
- Evitar erros
- Reconhecimento em vez de lembrança
- Flexibilidade e eficiência
- Desenho estético e minimalista
- Ajudar o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros
- Dar ajuda e documentação
1.4 Tarefas depois da Aula
Os grupos avaliadores devem enviar o relatório da avaliação em PDF para cada um dos grupos avaliados e para ipm.leic@gmail.com no máximo até ao final do dia em que decorre a aula (23:59):- o nome do ficheiro deve ser o número do Grupo Avaliador seguido do número do Grupo Avaliado. Não esquecer de colocar A ou T de acordo com o campus (ex: 14A-16A.pdf)
- o "subject" da mensagem deve ser Aula 6 - Turno_Fenix - Grupo_Avaliador - Grupo_Avaliado (ex: Aula 6 - IPM3L03 - 14A - 16A)
Nota: Não esquecer de pedir os endereços de e-mail aos colegas para quem têm de enviar o relatório.
A nota desta aula poderá subir até dois valores se apresentarem uma versão corrigida do PBF e/ou Storyboards de acordo com as sugestões do docente até à semana seguinte.
Para tal, na próxima aula devem trazer em papel, e colocar no vosso site a versão melhorada, para apreciação do docente.