Aula 13: Avaliação com Utilizadores


1. Objetivos

Realizar a avaliação com utilizadores

Apresentar a avaliação com utilizadores


2. Preparação da Aula

Realizar testes com pelo menos 15 utilizadores usando o protótipo final:

- Seguir a metodologia lecionada na aula teórica

- Analisar os resultados usando testes estatísticos

Não se esqueçam de fazer e testar o guião dos testes antes de avançarem para os testes com utilizadores. É imprescindível realizar a análise estatística desta avaliação sumativa. Incluir médias, desvios padrão e intervalos de confiança ou outros testes estatísticos que considerem relevantes dados os vossos objetivos. Assim, devem preparar um documento de até cinco páginas, em que incluem o guião dos testes, uma caracterização dos utilizadores, e para cada funcionalidade uma descrição dos resultados obtidosanálise estatística suportada por gráficos dos mesmos e discussão sobre se os objetivos de usabilidade foram atingidos ou não (e porquê).

O documento deve também incluir o planeamento dos testes, apresentado na aula 12 (melhorado após feedback).

Enviar o documento para ipm.leic@gmail.com até às 23h59 de dois dias antes da aula (Ex. se a aula for na quarta-feira devem enviar até às 23h59 de segunda-feira):

- O nome do ficheiro deve ser o número do grupo seguido de A ou T de acordo com o campus (Alameda ou Taguspark). Por exemplo, “14A.pptx”

- O "subject" da mensagem deve ser: Aula 12 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 13 - IPM3L03 – 14A)

Imprimir e trazer o documento em papel para a aula, para facilitar a discussão


3. Tarefas na Aula

Discussão da análise dos resultados da avaliação com utilizadores com o docente.


4. Tarefas depois da Aula

Estudar para o exame!