Aula 11: Protótipo Final - 3ª Funcionalidade


1. Objetivos

Implementar a terceira funcionalidade do protótipo e finalizar aspetos de integração e desenho de ecrãs.


2. Preparação da Aula

Finalizar a implementação do protótipo funcional, depurando questões de organização geral e terminando a implementação da terceira funcionalidade. Deve permitir ao utilizador realizar várias tarefas, apresentando a flexibilidade necessária para tal. Como de costume, não só a parte funcional do protótipo deve ser tida em conta como também o aspeto: devem ser seguidos os princípios básicos de desenho de ecrãs (layout, estrutura, alinhamentos, tipos de letra, proximidade, legibilidade, etc.).

Esta é a última aula de implementação do protótipo. O aspeto deve ser o final, e devem ser acauteladas todas as questões de consistência, interligação e sinergias entre as funcionalidades.

O foco da avaliação, nesta aula, estará na terceira funcionalidade. Dito isto, aspetos das outas duas que tenham impacto na terceira e em questões de integração/consistência serão também relevantes.

O protótipo tem que estar disponível online no site do grupo. Será demonstrado a partir desse site.


3. Tarefas na Aula

Demonstração do protótipo funcional.

 

4. Tarefas depois da Aula

Assim, e como habitual, a nota desta aula poderá subir até dois valores se na próxima versão do protótipo apresentarem correções efetuadas de acordo com as sugestões do docente.

Na próxima aula deverá ser apresentado o guião dos testes com utilizadores pelo que este deverá começar a ser preparado. Isto incluirá a descrição de três tarefas específicas, tipicamente uma para cada funcionalidade, que os utilizadores deverão efetuar, bem como uma medida e critério para eficácia, eficiência e satisfação.