Aula 2: Questionário para a Análise de Utilizadores e Tarefas


1.1. Objectivos

Elaborar o questionário para a análise de utilizadores e tarefas do projeto.


1.2. Preparação da Aula

Ler o Capítulo 10 do livro sobre as recomendações para a criação de questionários.

Rever as 11 perguntas da análise de utilizadores e tarefas, para saber que tipo de informação devem recolher através dos questionários.

Elaborar o questionário para a análise de utilizadores e tarefas (deverá ser uma versão tão próxima quanto possível da versão final e não um mero rascunho)

Não se esqueçam que o questionário deve ter pelo menos três grandes blocos: i) caracterização dos utilizadores; ii) situação atual; iii) exploração do tema.

Enviar o questionário em PDF para ipm.leic@gmail.com até às 23h59 de dois dias antes da aula (Ex. se a aula for na quarta-feira devem enviar até às 23h59 de segunda-feira):

  • o nome do ficheiro deve ser o número do grupo seguido de A ou T de acordo com o campus (Alameda ou Taguspark). Por exemplo, “14A.pdf”
  • o "subject" da mensagem deve ser: Aula 2 - Turno_Fenix - Grupo (ex: Aula 2 - IPM20L03 – 14A)

Imprimir e trazer o questionário em papel para a aula, para anotar as sugestões de refinamento durante a discussão


1.3. Tarefas na Aula

Análise e discussão dos questionários com a moderação do docente

Refinamento dos questionários com base nos comentários recebidos


1.3. Após a Aula

A nota desta aula poderá subir até dois valores se apresentarem uma versão corrigida de acordo com as sugestões do docente até à semana seguinte.

Para tal, na próxima aula devem trazer impressa, e colocar no vosso site do projeto, a versão melhorada, para apreciação do docente.