Enunciado do Projecto

iRave

O paradigma está a mudar! No século XXI os computadores estão cada vez mais pequenos e a nossa relação com eles é cada vez mais pessoal e próxima. Os wearables estão aí! Pretendendo ser um dos primeiros nesse mercado, o seu chefe incumbiu-o o desenvolvimento de um novo dispositivo, o iRave. O iRave vai ser um wearable para usar no pulso, como uma pulseira. Vai prestar informações e serviços úteis num festival de vários dias (Rock In Rio, Sudoeste, etc.). É dado na compra de um bilhete e é pessoal e intransmissível.
Em que palco tocam os Metallica? Será que o meu ritmo cardíaco está muito acelerado e é melhor não fazer bungee jumping? Posso pedir já aqui uma cerveja no bar do fundo para ir levantar daqui a cinco minutos? Ou será melhor não beber mais porque estou quase acima do limite de alcoolémia? Onde está o meu amigo Manuel? Consigo reservar três lugares juntos em frente ao palco principal para o concerto das 20:00? Com o iRave já consigo!
Foram impostas, no entanto, algumas restrições: tem um ecrã pequeno, com 1.5’’ (máximo), que pode ou não ser táctil e ter um máximo de quatro botões. Tem que ser usado confortavelmente no pulso. De resto, têm toda a liberdade para escolher a forma, disposição dos botões, tipo dos mesmos (rotativos? de pressão? slider?) e quaisquer outros sensores que façam sentido (ritmo cardíaco, glicemia, álcool, GPS, microfone, oxigenação do sangue, etc.). A bateria não é problema: é entregue carregado e dura os dias do festival.
Sejam criativos, pensem em cenários inovadores. Lembrem-se que certos desenhos de ecrã não se vêm bem ao Sol, que quem já bebeu um pouco não consegue acertar em alvos pequenos, e que as pessoas com óculos também vão a concertos…  E boa sorte!


Modelo do Relatório

O projecto da cadeira é avaliado através de duas componentes: o protótipo e o relatório. Este último é suposto documentar o trabalho que realizaram ao longo do semestre. Adicionalmente inclui ainda o manual de utilizador do vosso protótipo.

Tenham presente que 40% da vossa classificação no projecto é atribuída com base no relatório e manual de utilizador. Mais, este é o documento que constitui a memória do vosso projecto. Aquilo que não documentarem, nunca existiu e não será classificado

Devem usar exclusivamente o modelo do relatório apropriado. Não usem qualquer outro modelo e evitem alterações significativas a este.

Entrega do Projecto

A entrega do projecto efectua-se em duas fases:

  1. 18 de Maio às 07:00 - Submissão do projecto (protótipo+relatório) no sistema FENIX
  2. 18 de Maio às 11:00 - Entrega presencial em papel do relatório em sala a anunciar (só são aceites projectos já submetidos no FENIX)

Instruções:

  • O projecto este deve consistir num ficheiro .zip com duas pastas: "prototipo" e "relatorio", contendo, respetivamente, o vosso prototipo, pronto a experimentar, e o pdf do vosso relatório (incluindo manual do utililizador). Na pasta "prototipo" incluam um "readme.txt" se necessitarem de dar instruções adicionais que julguem necessárias para conseguirmos avaliar a vossa interface (passwords, browser preferencial, etc.).
  • O nome do ficheiro zip deve ser o número do vosso grupo antecedido de "A", para "Alameda". Isto é importante porque iremos corrigir projetos da Alameda e do Taguspark em simultâneo. Assim, por exemplo, o grupo 22 deveria submeter um ficheiro chamado "A22.zip".

Estas regras simples são importantes. Não serão aceites para correcção projectos que não sigam as regras acima.

 

Importante:

Verifiquem que o upload correu sem problemas. Ficheiros truncados/ilegíveis podem levar à impossibilidade de corrigir o projecto e à nota correspondente, sendo considerado como não entregue. É sensato não deixar o upload para os últimos minutos.

 

Não se aceitarão projectos/relatórios com atraso. Esses projectos serão classificados com zero valores.

Notas dos Projectos

Estará aqui disponível para consulta a pauta com as notas do projectos.