1.1. Objectivos

O objectivo desta aula é realizar a avaliação heurística dos protótipos de baixa fidelidade do projecto .

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem fazer 3 esboços para o protótipo do sistema (sugerimos que cada elemento do grupo faça o "seu" esboço) e que depois discutam em conjunto qual a melhor solução. Posteriormente, e com base nas ideias dos esboços anteriores, devem escolher a solução final (que pode ser uma combinação das várias propostas), criar os cenários de interacção e os storyboards para cada uma das 3 tarefas. Devem ainda criar o protótipo de baixa fidelidade que simule o sistema. Os cenários de interacção e as digitalizações dos storyboards e do protótipo de baixa fidelidade devem ser incluídos no local do projecto nas respectivas secções.

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

No início da aula, cada grupo deve entregar ao docente do laboratório, em papel, os 3 esboços realizados para o protótipo do sistema, a descrição final das 3 tarefas e os correspondentes cenários de interacção, tendo o cuidado de trazer uma segunda cópia das descrições para o grupo utilizar na aula durante as avaliações.

Serão feitas duas avaliações heurísticas a cada protótipo de baixa fidelidade por grupos avaliadores distintos. A duração máxima de cada avaliação é de 30 minutos. Em cada uma das avaliações, o grupo avaliado deve introduzir sucintamente a interface e explicar as 3 tarefas. O grupo avaliador deve realizar as tarefas no protótipo de baixa fidelidade e identificar as violações às 10 heurísticas de Nielsen , descritas nas aulas teóricas e resumidas abaixo:

1. Tornar o estado do sistema visível

2. Falar a linguagem do utilizador

3. Utilizador controla e exerce livre arbítrio

4. Consistência e aderência a normas

5. Evitar erros

6. Reconhecimento em vez de lembrança

7. Flexibilidade e eficiência

8. Desenho de ecrã estético e minimalista

9. Ajudar utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

10. Dar ajuda e documentação

Até ao fim do dia da aula, cada grupo avaliador deve enviar os relatórios de avaliação para os grupos avaliados e para o ipm.leic@gmail.com . O subject da mensagem de e-mail deverá ser

Aula <numero da aula> - <Turno do Fénix> - <grupo-avaliador> - <grupo-avaliado> por exemplo

Aula 6 - L04 - 20 - 15

Lembrem-se de pedir aos colegas dos grupos avaliados o endereço de e-mail para onde devem enviar o relatório.