1.1. Objectivos

Os objectivos desta aula são apresentar a análise de tarefas e o modelo conceptual relativos ao projecto .

1.2. Preparação da Aula

Na preparação desta aula, devem analisar os dados recolhidos no inquérito, responder às 11 perguntas da análise de tarefas e criar o modelo conceptual . Devem ainda criar uma lista de requisitos funcionais, descrever duas tarefas baseadas nas actividades incluídas no modelo conceptual e na lista de requisitos funcionais, definir métricas de usabilidade devidamente justificadas e criar um cenário de actividades para cada uma das tarefas. Todos estes elementos devem ser colocados no local do projecto nas respectivas secções.

Notem que as tarefas não devem ser triviais , ou seja, devem estar bem enquadradas no sistema que estão a conceber, e com a tarefa fornecida pelo corpo docente (por exemplo: a operação de login , se existir, não é uma tarefa por si só, quando muito pode fazer parte de uma tarefa mais abrangente). Lembrem-se que as tarefas devem ser fáceis para o utilizador e não para quem as codifica. Normalmente as tarefas fáceis correspondem a tarefas mais frequentes que, por vezes, são as mais difíceis de fazer para quem está a conceber a interface.

A descrição de uma tarefa deve ser clara e específica , de forma a que a tarefa seja repetível, e deve enunciar um objectivo a cumprir , não o modo como a tarefa é realizada. Por exemplo: "comprar um bilhete para hoje para o comboio Alfa das 14:30 com destino ao Porto e pagar com o cartão multibanco".

Devem ainda preparar uma apresentação powerpoint (versão anterior a 2007) para um máximo de 5 minutos descrevendo quem realiza as tarefas , a lista de requisitos funcionais e as 3 tarefas bem definidas com as respectivas métricas de usabilidade (mesmo para a tarefa fornecida).

As apresentações powerpoint devem ser enviadas por correio electrónico para ipm.leic@gmail.com até às 18h do dia anterior à aula, com o seguinte subject:

Aula <numero da aula> - <Turno do Fénix> - <grupo>

Por exemplo, o grupo 5 de terça-feira às 9 horas, para a aula 5 deveria usar:

Aula 5 - L04 - 5

O nome do ficheiro powerpoint a enviar deve ser o número do grupo (por exemplo: 5.ppt)

1.3. Tarefas a Realizar na Aula

Para que todos os grupos tenham tempo para apresentar o seu trabalho, a aula começará impreterivelmente dez minutos depois da hora. Quem chegar atrasado será penalizado.

No início da aula , cada grupo deve entregar ao docente do laboratório um documento em papel (apenas agrafado, sem capa, impressão em frente e verso) com a análise dos dados do inquérito, a resposta às 11 perguntas, o modelo conceptual, a lista de requisitos funcionais, a descrição das 3 tarefas com as métricas de usabilidade e os cenários de actividades. Notem que cada projecto tem uma tarefa obrigatória que pode ser consultada na secção dos enunciados dos projectos.

Cada grupo dispõe de 5 minutos para fazer a apresentação que preparou. No final de cada apresentação, o docente do laboratório fará alguns comentários e ajustará as tarefas propostas.