Horário de atendimento aos alunos amanhã dia 23 de Março

22 março 2012, 10:17 Amílcar José Martins Arantes

Informo os alunos que o horário de atendimento de amanhã, dia 23 de Março, previsto entre as 12:00 e as 13:00, terá que ser antecipado 30 min, ou seja,será entre as 11:30 e as 12:30.

O docente

Amílcar Arantes

Trabalho de simulação - acesso ao SIMUL8

12 março 2012, 13:17 Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Estão disponíveis (secção "Trabalho de Simulação") instruções para fazer o download e instalação do software para implementação do modelo de simulação (SIMUL8).

Foram também disponibilizados (secção "Textos de apoio") manuais de introdução ao SIMUL8, bem como o capítulo de Filas de Espera do livro de IO. Na secção "Materiais das aulas teóricas", está disponível a apresentação PP sobre Filas de Espera que será usada nas aulas teóricas para tratar este tema (com início nas aulas de amanhã, 13 Março).

Trabalho de simulação - Instruções/recomendações sobre o relatório

7 março 2012, 19:39 Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Estão disponíveis (secção "Enunciados do Trabalho de Simulação") instruções/recomendações sobre o relatório do trabalho de simulação a apresentar até ao dia 27 Abril.

Trabalhos de simulação

6 março 2012, 15:43 Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Todos os alunos dos grupos constituídos até ao momento  devem ter já recebido mail com identificação do enunciado do trabalho de simulação e instruções sobre como aceder ao mesmo no Fenix. Caso tenha ocorrido algum lapso, informem-nos por mail para que possamos corrigir a situação.

Muto embora nas aulas (teóricas e práticas) seja dado apoio (genérico) ao desenvolvimento dos trabalhos, os horários de dúvidas dos docentes são espaços privilegiados para um apoio mais personalizado. Para este efeito, cada enunciado terá um docente particularmente habilitado a prestar apoio “especializado” sobre esse enunciado, como abaixo se indica:

- Rui Oliveira: enunciados 1 a 9

- Francisco Regateiro: enunciados 11 a 19

- Fernando Durão: enunciados 21 a 29

- Amílcar Arantes: enunciados 31 a 39

O relatório do trabalho deve ser entregue até dia 27 de Abril. Recomenda-se vivamente aos alunos que aproveitem este período menos sobrecarregado do semestre para avançar com o trabalho, começando com os aspectos de formulação do problema e conceptualização/especificação do modelo de simulação (tarefas para as quais devem estar já habilitados a realizar). Oportunamente, receberão instruções sobre como aceder ao software de simulação (SIMUL8) que deverão utilizar para implementar o modelo.

Bom trabalho!

Trabalho de grupo

15 fevereiro 2012, 18:08 Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Os enunciados do trabalho de grupo serão distribuídos na 3ª semana de aulas aos grupos até então constituídos. Posteriormente, e apenas quando oportuno, serão dadas instruções sobre como aceder ao software (SIMUL8) necessário para a implementação do modelo de simulação.

Recomenda-se vivamente aos alunos que constituam os seus grupos de trabalho (4 alunos por grupo) e façam a inscrição dos mesmos no FENIX (secção "Grupos"). Não são admitidos grupos com mais de 4 alunos e só excepcionalmente (casos devidamente justificados - enviar mail para roliv@ist.utl.ptcom pedido fundamentado e constituição pretendida) se admitem grupos com menos de 4 alunos. Alunos que tenham dificuldade em formar grupo podem enviar mail (para roliv@ist.utl.pt) solicitando integração em grupo (a formar por alunos nestas circunstâncias que contactaremos para o efeito).

Esclarece-se que a classificação atribuída este ano lectivo no trabalho de grupo se mantém válida para o próximo ano lectivo (mas não para os seguintes), quer para os alunos que não obtenham aprovação este ano, quer para os que no próximo ano lectivo pretendam melhorar a sua classificação na disciplina. Do mesmo modo, mantêm-se válidas este ano as classificações no trabalho atribuídas no ano lectivo passado (mas não em anos lectivos anteriores), quer para os alunos que não obtiveram aprovação o ano passado, quer para os que pretendam melhorar a sua classificação na disciplina.