Objectivos

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica

Nesta disciplina pretende-se que alunos apreendam conceitos da construção e projeto de instrumentos ópticos e electrónicos. Na componente da electrónica pretende introduzir os alunos aos sistemas de transdução de sinal, isto é, transpor a informação de sistemas físicos para sinais eléctricos passiveis de serem medidos por sistemas electrónicos. O aluno devera ser capaz de desenhar e projectar um sistema de aquisição de dados de suporte a uma experiência de física incluindo os sistemas electrónicos de condicionamento de sinal e controlo por forma a permitir a operação da experiência de acordo com o nivel de ruído, resolução, precisão e os objectivos físicos préviamente definidos. Pretende-se que o aluno seja também capaz de desenhar/construir sistemas ópticos básicos em complemento da parte electrónica do instrumento, desde a fonte até à detecção passando pelo transporte e processamento necessário. PRÉ-REQUISITOS: Para alcançar os objectivos de aprendizagem esperados, os estudantes devem ter conhecimentos prévios de microcontroladores e eletrónica geral.