FutePad

A empresa Mou Investimentos pretende criar um novo dispositivo para treinadores de futebol. O FutePad será um dispositivo tipo iPad, sensível ao toque e deverá auxiliar os treinadores tanto no planeamento dos treinos diários como no acompanhamento táctico de cada jogo. O objectivo da Mou Investimentos é permitir que cada treinador tenha sempre a equipa na palma da sua mão.

HorseRaces

A empresa Winbounds vai iniciar, em Portugal, a gestão de corridas de cavalos. Sendo o nosso país um bom local de teste de novos tipos de aplicações e de dispositivos decidiu investir numa aplicação a ser usada pelos apostadores através de dispositivos móveis do tipo IPad ou iPhone. Com a aplicação HorceRaces o apostador poderá visualizar os resultados das corridas, a situação das apostas e efectuá-las pagando através de Multibanco ou de transferência bancária.

ALI - Auxiliar de Localização em espaços Interiores

Antes, todos os produtos traziam código de barras. Desde a Grande Revolução Tecnológica de 2018, trazem um identificador electrónico, evolução das actuais etiquetas RFID. Do tamanho da cabeça de um alfinete, estes identificadores vêm em todos os produtos, permitindo identificá-los inequivocamente. Como tantas outras tecnologias, o que foi pensado para um fim (facilitar o pagamento no hipermercado), tem outras aplicações. A EncontraMe vai desenvolver o ALI. Com ele, acabaram-se as horas a arrumar a casa, a por as meias ordenadas na gaveta respectiva, a organizar as revistas ou a arquivar os cubos holográficos (substituiram o BluRay na Grande Revolução). Estão numa gaveta ou caixa qualquer! Através de uma simples consola (tipo iPad, o único dispositivo pré-Revolução que continua a ser usado!), o ALI consegue-lhe dizer numa fracção de segundos onde está um objecto que procura. Para além disso, sabendo onde está tudo, pode dar sugestões sobre onde colocar algo, informar sobre a iminente rotura de stock de queijo para as tostas mistas, etc. O sistema não só apresenta os resultados na consola como mostra no próprio espaço físico as localizações relevantes.

RAMUS - Realidade Aumentada para MUSeus

Longe vão os dias dos museus escuros e fastientos. Um museu moderno é dinâmico, interactivo, acolhedor! Como parte da nova experiência dos "Museus do Século XXI", as novas tecnologias estão a melhorar a experiência dos visitantes. O RAMUS funciona num dispositivo tipo iPad e permite melhorar a sua visita a um museu. Desde as visitas guiadas temáticas ("todos os quadros renascentistas") ou ao gosto do utilizador (talvez até com base em recomendações), à obtenção de informações sobre uma peça através de realidade aumentada (quem diria que aquele velho no canto do quadro é um auto-retrato do pintor!) o RAMUS torna toda a experiência mais agradável.

BarISTa - Bar Interactivo em Superfície Táctil

A cadeia de bares "Odeio-te" contratou a sua empresa para desenvolver um inovador sistema que permita aos clientes escolher e encomendar as suas bebidas e comidas assim como o ambiente do bar através da escolha de músicas, vídeos, programa de televisão, etc. A solução a desenvolver deve estar embutida no tampo das mesas e ser baseada num ecrã táctil.

SmartShopping – My (smart) shopping list

O tempo é um bem valioso. Hoje é possível poupar tempo de muitas maneiras, incluindo ao fazer as compras de supermercadoonline. Seria óptimo poder ir compondo no telemóvel a lista de compras e quando achar que está na altura, fazer a encomenda ao supermercado online com o carregar de um botão. Ainda melhor seria se o meu telemóvel me dissesse quanto custará a encomenda nos vários supermercados online de que sou cliente, para que pudesse escolher a mais atractiva... Outras funções desejáveis seriam a minha dieta, os meus favoritos, ajudar a fazer compras no supermercado (saber quantos itens faltam, quantos já coloquei no carrinho, promoções, etc.).

Train Services

A companhia ferroviária "Transfer" quer melhorar cada vez mais a experiência de viagem dos seus passageiros. Os modernos comboios TGV já dispõem de ecrãs individuais na parte de trás de cada banco e o director de viagem da "Transfer" quer explorar melhor estes dispositivos. O desafio da sua equipa é permitir que o passageiro tenha acesso através deste ecrã a um conjunto de serviços que incluem atendimento a bordo, filmes, jogos, notícias, livros, refeições, etc., por forma a tornar a viagem mais agradável.

Pílulas

O tratamento de doenças implica com frequência a toma de medicamentos segundo posologia prescrita pelo médico. O paciente avia a receita numa farmácia e leva consigo notas sobre como deve tomar medicamentos - por exemplo, para cada medicamento, durante quanto tempo deve tomá-lo, de quanto em quanto tempo, se deve ser em jejum ou após as refeições, etc. Infelizmente muitos pacientes, tem problemas em cumprir estes regimes, especialmente os idosos, que pode prejudicar ou mesmo impedir a cura.

Pretende-se que qualquer paciente que tenha um smartphone possa usá-lo como auxiliar para cumprir o seu tratamento específico, lembrando-os de tomar os medicamentos nas quantidades, horas e duração previstos, reforçando os bons hábitos através de recompensas ou outros mecanismos adequados.