Bake-off #1 - UI para App de Gestão de Consumos Domésticos

 Disponível: 1 de Março de 2021
 Entrega: até dia 9 de Abril até às 23h59, através do Fenix.
 Desafio: criação de uma interface gráfica (UI) para uma App móvel com diferentes visualizações de consumos domésticos (electricidade e água).
 Resultado esperado: um protótipo de média-fidelidade (implementado em figma.com) que permita: i) consultar históricos de consumos; ii) consultar consumos em tempo real; e iii) definir alertas de consumo.
 Avaliação: 0-20 valores, 10 valores pelo processo de desenho, 5 valores por uma taxa de sucesso dos participantes de 100%; e 5 valores por um resultado SUS acima dos 80.3.

1. Desafio

O objetivo do primeiro bake-off é criar uma interface gráfica para uma aplicação móvel (App) de consumos domésticos que integre as visualizações do uso de electricidade e água. Para vencerem este bake-off têm de criar um protótipo de média fidelidade com uma interface fácil, rápida, e apelativa.


2. Funcionamento e tarefas

O bake-off é um desafio de design em aberto. É crucial que iniciem um processo iterativo de ideação-prototipagem-teste desde o primeiro dia. A utilização de storyboards e protótipos em papel é fundamental para que consigam realizar várias iterações, rapidamente. É expectável que realizem pelo menos 3 iterações com um protótipo de baixa-fidelidade (PBF), usando as técnicas descritas nas aulas teóricas e apenas na fase final implementem o protótipo de média fidelidade. 


O vosso protótipo tem de suportar as seguintes funcionalidades e tarefas:

  1. Consultar o histórico de consumos diários e mensais de electricidade (kWh), água (m3h), e custo (€/h). Qual o mês com maiores consumos de água em 2020?

  2. Consultar o consumo em tempo real de um ou mais electrodomésticos. Qual o custo por hora atual do ar condicionado?

  3. Definir alertas para quando os consumos em tempo real estiverem acima ou abaixo de valores pré-definidos. Crie um alerta SMS para consumos elétricos acima de 4 kWh.


3. Recomendações

Não comecem o processo de desenho com ferramentas de média fidelidade - correm o risco de demorarem mais tempo, não conseguirem fazer iterações suficientes, e terminarem com uma solução menos criativa e adequada. Em vez disso, iterem sobre o PBF.

Um protótipo de média fidelidade não tem de implementar a funcionalidade do sistema. O vosso foco deverá ser na organização da informação, fluxo de utilização, e desenho de ecrãs. Apesar do protótipo funcionar para um número restrito de tarefas (ver "2. Funcionamento e tarefas"), a interface pode demonstrar elementos que ilustrem outras funcionalidades mesmo que não acessíveis (conta do utilizador, etc).


4. Recursos e Ferramentas

O PBF será construído utilizando papel e cartão. Os elementos individuais da interface (botões, campos de texto, listas, etc.) podem ser desenhados utilizando lápis, canetas ou marcadores, e recortados com tesoura e x-ato. Depois devem ser organizados sobre uma base que é comum a todos os ecrãs da aplicação.

O protótipo de média fidelidade será construído com a ferramenta Figma (www.figma.com):

  • Registem a vossa conta como estudante (usando o email oficial do IST - user@tecnico.ulisboa.pt) através deste link;

  • Quando criarem a App para o bake-off usem a frame "Mobile > Android", e testem com o zoom a 100%;


4.1 Tutoriais:


4.2 Desenho para dispositivos móveis:


5. Competição

O bake-off termina com uma competição que será realizada na aula de laboratório da semana de 5 de Abril. Cada aluno irá testar todos os projetos do seu turno com a excepção do seu próprio projeto. Estes testes serão realizados de forma remota, mas terão que terminar dentro do período de aula.

É da responsabilidade de cada grupo preparar a solução e o link de acesso ao projeto Figma. A ordem de execução dos projetos por cada aluno será aleatória e da responsabilidade do docente do laboratório. Aos alunos pede-se que não interajam com os autores dos projetos durante o bake-off, que respondam ao SUS com honestidade, e que não dispensem mais de 10 minutos por projeto. Se não conseguirem completar uma tarefa em 1 ou 2 minutos passem para a seguinte.

Comportamentos desonestos (menos éticos) resultam na desqualificação da competição (cotação de 0.0v). Valores SUS dois desvios padrões acima ou abaixo da média serão descartados. Alunos com 3 ou mais avaliações SUS descartadas serão penalizados com 0.5v. A mesma penalização será aplicada a alunos que demorem mais de 10 minutos a avaliar um projeto (validado através do timestamp do SUS).

A chave para o sucesso está no processo de desenho: idear-prototipar-iterar. Lembrem-se dos dois mantras de IPM: (1) vocês não são os utilizadores, (2) conheçam os vossos utilizadores. Finalmente, usem o vosso nome (primeiro e último) e grupo no Zoom.


6. Submissão

A submissão tem de ser feita até dia 9 de Abril até às 23h59 via Fenix. Apenas um membro do grupo terá que realizar esta entrega; um documento com o seguinte formato IPM2011132646L04_Grupo42.txt e contendo apenas dois links:

  1. Link para o protótipo Figma - no Figma ir a File > Share > Copy Link (Anyone with the link can view);

  1. Link para vídeo YouTube (Unlisted) com a descrição do processo de desenho e solução final (com captions ou voice-over). A captação de vídeo com o telemóvel é suficiente já que a avaliação não contempla a qualidade de gravação ou edição. Por outro lado, o vídeo deve conter:

    • Storyboards e protótipo de baixa-fidelidade (PBF) iniciais;

    • Três iterações sobre o PBF. Cada iteração deve descrever:

      • O novo PBF e o porquê das novas mudanças (com base na iteração anterior)

      • O(s) método(s) usados na nova avaliação

      • O número e descrição dos participantes (pelo menos três por iteração)

      • Uma descrição de como esta nova avaliação decorreu 

    • O vídeo não deve ultrapassar os 3 minutos.


7. Avaliação

  • 10.0v, Processo de Desenho: demonstrado através da submissão vídeo;

  • 5.0v, Taxa de sucesso (percentagem de tarefas completadas com sucesso);

  • 5.0v, Experiência de utilização. Esta componente será calculada através do System Usability Scale (SUS). A média do SUS será mapeada numa nota: 2.0v para resultados entre 68 e 77.1 (nível C do SUS, protótipo OK); 3.0v para resultados entre 77.2 e 80.2 (nível B do SUS, protótipo BOM); 5.0v para resultados entre 80.3 e 100 (nível A do SUS, os utilizadores vão RECOMENDAR o protótipo).


Caso não seja submetido o vídeo terão 0.0v nas três componentes descritas acima. Caso não submetam o projeto Figma serão apenas avaliados na componente do Processo do Desenho (máximo 10.0v).

Finalmente, grupos ou elementos que não compareçam na sessão de bake-off terão cotação de 0.0v na componente da competição (Taxa de Sucesso e Experiência), com exceção de casos com falta justificada (por ex. declaração médica).